Acupuntura urbana é uma responsabilidade de quem constrói




Em pouco mais de duas décadas, bairros inteiros do litoral catarinense passaram por transformações urbanas que ilustram o conceito de acupuntura urbana, intervenções pontuais capazes de irradiar desenvolvimento econômico, social e imobiliário. Balneário Camboriú, Itajaí e agora Ilhota exemplificam esse movimento por conta de projetos que, além de redefinir o skyline, elevam índices de valorização, atraem serviços e mudam a dinâmica das cidades.

Na Barra Sul de Balneário Camboriú, região considerada a mais nobre da cidade que hoje ostenta o metro quadrado mais valorizado do país, o lançamento do Costão da Barra, em 2004, pela PROCAVE, marcou o início da verticalização de alto padrão.Hoje, não há mais áreas disponíveis para novos projetos frente mar e, caso houvesse, o valor do terreno seria considerado incalculável. Segundo o DataZap, imóveis prontos nesta região ultrapassam R$ 60 mil/m², o que confirma que Balneário Camboriú está no topo do ranking nacional de valorização imobiliária.

O que aconteceu na Barra Sul e depois se repetiu em outras regiões não é apenas um movimento de valorização imobiliária, mas uma mudança estrutural de como as cidades se organizam. Esse é o princípio da acupuntura urbana: uma intervenção bem planejada que atrai serviços, cria novas centralidades e reposiciona o entorno no mapa econômico e social. Esse olhar de longo prazo sempre fez parte da nossa atuação, construir não só para os moradores, mas para o futuro da cidade.

Fenômeno semelhante ocorreu na Praia Brava, em Itajaí, que até o fim dos anos 1990 era uma área pouco explorada, cercada por mato e de difícil acesso. A introdução do conceito de home resort com o Brava Home Resort (2010), a chegada do Colégio Bom Jesus (2018) e do BravaMall (2019), todos empreendimentos da PROCAVE, aceleraram a transformação do bairro. Dados do FipeZap mostram que o metro quadrado da região valorizou mais de 90% nos últimos cinco anos, inclusive, a avenida José Medeiros Vieira, a beira-mar, está entre as sete ruas mais caras do Brasil.

Além da Praia Brava, a PROCAVE também desempenhou papel relevante na revitalização do centro de Itajaí. O Absolute Business & Hotel, que reúne a maior laje corporativa de Santa Catarina e um hotel Mercure, trouxe dinamismo ao setor de negócios e hospedagem, o que reposicionou a área central como polo econômico. Já o Space Soul, residencial contemporâneo marcado pelo design moderno, contribuiu para renovar o perfil habitacional da região. Nesse processo, a empresa também doou um terreno que foi destinado à prefeitura para a criação de uma praça pública e melhorias viárias, o que reforça seu compromisso em devolver à cidade parte do que constrói. A PROCAVE também contribuiu com a cidade com ações culturais e doações ao Hospital Marieta

Agora, o mesmo movimento se repete em Ilhota, município tradicionalmente associado ao polo têxtil. A chegada do Dona Lola, centro comercial de 13 mil m² com mais de 100 operações previstas, marca um novo capítulo no desenvolvimento local. O projeto deve gerar mais de 400 empregos diretos e indiretos, além de incentivar o comércio, atrair serviços e fortalecer a arrecadação municipal. O empreendimento reforça o posicionamento de Ilhota como polo de consumo e lazer regional, irradiando efeitos para toda a economia do Vale do Itajaí.

Cada projeto que realizamos parte da mesma premissa: entender o potencial de transformação de um bairro e planejar de forma que esse impacto seja positivo para toda a cidade. Acreditamos que a acupuntura urbana é uma responsabilidade de quem constrói, porque não se trata apenas de erguer edifícios, mas de criar novos eixos de desenvolvimento. Foi assim na Barra Sul, na Praia Brava, no centro de Itajaí e agora em Ilhota. Nosso compromisso é deixar marcas que elevem o padrão de vida, gerem oportunidades e posicionem Santa Catarina como referência nacional em urbanismo e qualidade de vida.


Fonte: Clóvis de Albuquerque Filho - diretor comercial da PROCAVE, incorporadora fundada em 1978, com mais de 30 empreendimentos entregues e 47 anos de história.