Viajar de forma consciente se tornou mais do que uma tendência




Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, cerca de 53% dos brasileiros estarão em férias no mês de julho. Entre as pessoas que vão tirar uma pausa no trabalho para descansar, 83% planejam viajar.

Diante da alta de viagens e o aumento da preocupação global em razão das mudanças climáticas, viajar de forma consciente se tornou mais do que uma tendência: uma necessidade. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo é responsável por cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, incluindo transporte, hospedagem e consumo de recursos naturais.

Adotar hábitos mais sustentáveis durante as férias não significa abrir mão do conforto, mas, sim, fazer escolhas mais conscientes que reduzam o impacto ambiental da nossa diversão.

Dicas para repensar a forma como nos deslocamos, consumimos e nos comportamos durante o período de descanso, de forma que não prejudique o meio ambiente:

1. Dê preferência para pousadas e hotéis com práticas ecológicas: dê preferência a pousadas e hotéis com práticas ecológicas comprovadas como reaproveitamento de água, uso de energia solar e programas de reciclagem. Verifique se o local tem selos como o Certificado Green Key ou TripAdvisor GreenLeaders. A escolha da hospedagem é uma das decisões mais importantes. Empreendimentos comprometidos com a sustentabilidade têm menos impacto no meio ambiente e mais impacto positivo na comunidade local.

2. Explore o destino por meio de transportes coletivos, bike ou a pé: além de economizar no orçamento, optar por conhecer a região por transporte público, bike ou a pé reduz a pegada de carbono. Muitas cidades oferecem aluguel de bicicletas ou tours sustentáveis com guias locais.

3. Realize o descarte de forma correta: em muitos destinos turísticos, o lixo é um dos principais problemas ambientais, especialmente em áreas costeiras. Leve consigo uma ecobag para coletar resíduos que serão consumidos ou utilizados durante passeios. Muitos destinos não têm estrutura adequada para lidar com o volume de lixo gerado pelo turismo. Por isso, o visitante precisa assumir sua responsabilidade individual e garantir que seus resíduos tenham o destino correto.

4. Compre de produtores locais: valorize a cultura e a economia local consumindo em feiras, mercados e pequenos comércios. Dar preferência ao comércio local gera renda, preserva tradições e ainda reduz o impacto ambiental do transporte de mercadorias.

5. Dê atenção ao ecossistema do lugar: é fundamental respeitar o ecossistema local. Dessa forma não alimente animais silvestres e evite atividades turísticas predatórias. Além disso, respeite os costumes da comunidade que está visitando.Turismo sustentável também é social. Respeitar as pessoas, os animais e os ecossistemas locais é parte essencial de qualquer viagem consciente.


Fonte: Augusto Freitas - fundador do projeto Recicla Junto e presidente-executivo da Cristalcopo.