Cresce a formalização dos negócios no Brasil




A formalização de empresas tem ganhado cada vez mais relevância para milhares de empreendedores que buscam transformar ideias em negócios reais. Segundo levantamento da Contabilizei, maior escritório de contabilidade do Brasil, a partir de dados públicos da Receita Federal, a abertura de CNPJs cresceu 51% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período no ano passado, impulsionada sobretudo, pela consolidação do modelo de Microempreendedor Individual (MEI) e pela digitalização dos processos burocráticos.

Ainda de acordo com o levantamento realizado pela empresa, 97% das empresas brasileiras são de pequeno porte, o que reforça a importância da formalização como base da economia nacional. O Brasil já conta com mais de 21,7 milhões de empresas ativas, muitas delas fundadas por profissionais que decidiram empreender por oportunidade, necessidade ou desejo de autonomia. A formalização é o caminho para garantir que essas empresas tenham condições de crescer de forma estruturada, com acesso a direitos e benefícios que só existem no ambiente regular.

Esse movimento reflete a busca por estabilidade, acesso a crédito e crescimento estruturado. Abrir um CNPJ é o ponto de partida para quem quer crescer com segurança. É como sair da informalidade e passar a jogar o jogo de verdade, com regras claras e direitos garantidos.

Apesar da crescente adesão, muitos futuros empreendedores ainda se deparam com dúvidas em relação às etapas necessárias para formalizar uma empresa. A Contabilizei orienta que esse processo envolve uma série de decisões. Uma das primeiras é a escolha do tipo e porte de empresa como, MEI, Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), com base no faturamento esperado e nas atividades que serão exercidas.

Além disso, é necessário definir o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que reflete quais as atividades econômicas e o mercado no qual a empresa irá atuar de forma regular. Outro ponto fundamental é a definição do modelo jurídico que a empresa será aberta, além da escolha do regime tributário, o que impacta diretamente na forma como os impostos serão pagos e na composição de preços dos produtos e serviços. Cada modelo possui particularidades e impacta diretamente no valor dos tributos a pagar, tornando essencial a orientação de um contador para tomar a decisão mais vantajosa.

A formalização passa pelo registro da empresa nos órgãos federais para obtenção do CNPJ, municipais para obter o alvará de funcionamento e, em alguns casos, também estaduais, dependendo da atividade de atuação da empresa.

Nosso papel é descomplicar o processo e tornar a formalização acessível. Com informação e apoio especializado, o empreendedor ganha confiança para tomar decisões mais seguras.Ressalto, ainda, que muitos erros cometidos no início da jornada empreendedora estão ligados à falta de planejamento e desconhecimento das etapas formais, o que pode gerar passivos fiscais e comprometer o crescimento do negócio.

Com foco em oferecer apoio integral a quem está começando, a Contabilizei desenvolveu um material exclusivo que reúne todas essas orientações. O ebook gratuito “Sua Marca, Seu Negócio” funciona como um guia completo para tirar o plano do papel e abrir um CNPJ de forma clara, segura e planejada. A publicação está disponível para download gratuito no link: E-book.


Fonte: Charles Gularte - vice-presidente executivo de Serviços aos Clientes da Contabilizei.