Padaria pode ser um dos setores mais lucrativos de um supermercado




A padaria artesanal dentro de um supermercado não é apenas mais uma seção. Quando bem administrada, ela se transforma em uma empresa dentro da empresa, transforma o fluxo de clientes e aumenta a rentabilidade da loja inteira. A padaria pode se tornar um dos setores mais lucrativos de um supermercado.

A produção e a operação própria de panificação, com produtos frescos e exposição estratégica, pode representar até 8% do faturamento total de uma loja, e com margens superiores aos demais setores do supermercado.

Contar com uma padaria bem estruturada e bem trabalhada pode afastar o supermercado da guerra de preços e aproximar da preferência do cliente. Seu concorrente pode até ter pão, mas se você oferecer experiência aliada a qualidade e exclusividade, vai sair na frente. A proposta inclui produtos 100% artesanais, saindo fresquinhos do forno todos os dias, itens estratégicos posicionados perto da balança para aumentar o ticket médio e exposição visual atraente. É importante lembrar que a produção própria torna uma loja única, pois com ela ninguém vai entregar exatamente o que você entrega.

Uma tática eficaz é a promoção de eventos sazonais nas padarias. Como exemplo prático destaco o Festival de Cuca realizado em suas lojas do Ideal Supermercados, com diversos sabores diferentes do bolo, tanto doces quanto salgados. É importante que exista uma variedade bem exposta em uma mesa vendedora e degustação para ativar ainda mais o desejo de compra. Ações como essa fazem com que a padaria se torne ainda mais uma seção destino dentro dos supermercados, termo usado para se referir a uma área estratégica que atrai o cliente até o interior do estabelecimento.

Outro pilar de sucesso de uma boa padaria artesanal é contar com uma equipe especializada e altamente capacitada, tornado possível dar padronização e constância aos produtos, criar receitas próprias que se tornem diferenciais da loja e garantir a qualidade geral produção, mesmo em dias e horários de pico, além de primar pelo atendimento ao público.

É importante salientar que profissionais valorizados trabalham melhor e mais motivados e que cada setor do supermercado deve ter um líder responsável. Na padaria não é diferente.


Fonte: Pedro Della’Nora - empresário e mentor do setor supermercadista.