Parques naturais mais conhecidos para visitar no Brasil


            Foto: Deni Willians


Entre janeiro e setembro deste ano, o território brasileiro recebeu 12% a mais de visitantes estrangeiros se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério do Turismo, divulgados no seminário Caminhos do Brasil. A expectativa é que esse número ultrapasse também a marca anual de 2023 – já que outubro, novembro e dezembro recebem, em geral, muitos turistas por conta das datas comemorativas e férias escolares. 

Entre os destinos procurados, o turismo sustentável surge como uma alternativa, incentivada inclusive pelo Governo Federal, já que garante a proteção das belezas naturais e culturais, ao mesmo tempo que incentiva o desenvolvimento econômico e o bem-estar social dessas regiões. 

Visitantes estrangeiros ou nacionais criam uma relação harmônica com o meio ambiente e as comunidades anfitriãs, fazendo com que todos se beneficiem da atividade turística a longo prazo.

No caso dos parques naturais, além do lazer, o turista encontra um refúgio da agitação do dia a dia e um espaço para conexão com a natureza. “Os parques do Brasil possuem uma beleza cênica única e proporcionam contato com os biomas mais diversos. É uma oportunidade para cada turista, brasileiro ou estrangeiro, se conectar com a natureza e com a importância da conservação, enquanto faz trilhas, avistamento de fauna, observação de estrelas e as mais diversas atividades, destaca Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia, organização sem fins lucrativos que atua para potencializar o desenvolvimento socioeconômico e sustentável de parques e unidades de conservação (UCs) no Brasil. 

Mendes ressalta outras vantagens oferecidas pelos parques e UCs: “Além de protegerem biomas e a conservação de espécies nativas, os parques fornecem serviços ecossistêmicos essenciais, como a purificação do ar e da água, o controle de erosão e a regulação do clima, e ainda geram oportunidades de renda para comunidades locais”. Se você busca escapar da rotina e deseja aproveitar a beleza natural, confira a lista dos parques naturais mais conhecidos para visitar, de acordo com a pesquisa Parques do Brasil – Percepções da População:

- Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) 

A abundância de natureza faz a sua parte para tornar o local tão marcante. São dezenas de mirantes, campos rupestres, cachoeiras de águas cristalinas, cânions, cavernas e uma variedade quase inigualável de flora, com transições únicas entre os biomas. 

         Foto Jack5599


-  Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) 

Encravado no nordeste do estado, conta com uma quantidade fora do comum de paisagens de rara beleza: são centenas de nascentes, uma fauna abundante, vegetação única, cursos de água, cânions e rochas com mais de um bilhão de anos. 

     Foto: Ion David

- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) 

Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Unesco, além dos visuais únicos que compõem o maior campo de dunas da América do Sul, o local conta com rios, manguezais – e um ecossistema também particular, em uma área de transição entre três biomas, o Cerrado, a Amazônia e a Caatinga. 

     Foto: Andre Dib       

- Parque Estadual da Cantareira (SP)

Possui uma das maiores matas tropicais nativas do mundo em plena São Paulo – abriga 7.916 hectares da Mata Atlântica. O parque oferece infraestrutura completa para passeios, como trilhas e passeios de bicicleta. Com um de seus núcleos localizado em meio a maior metrópole da América do Sul, possibilita uma vista privilegiada da cidade a partir do Mirante da Pedra Grande.

- Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE) 

O parque não apenas preserva espécies marinhas e terrestres, mas também funciona como um laboratório natural para pesquisas evolutivas e ecológicas. Entre as atrações mais frequentadas estão a Praia do Sancho, considerada uma das mais lindas do mundo, e a Baía dos Golfinhos, onde é possível observar grupos de golfinhos-rotadores. A Baía dos Porcos também se destaca, sendo um dos melhores lugares para a prática de mergulho livre.

                      Foto: Juju na Trip-CCBY

- Parque Nacional da Tijuca (RJ) 

Com alto volume de visitantes, o parque possui árvores centenárias, uma pequena cascata e uma ponte histórica desenhada no século XIX. As trilhas ganham o coração dos turistas, sendo uma delas adaptada para permitir que pessoas com deficiência possam vivenciar a floresta tropical. Conhecida como “Caminho Dom Pedro Augusto”, ela liga duas construções históricas, o “Barracão” e o restaurante “Os Esquilos”. Vale ale lembrar que o Cristo Redentor, um dos maiores cartões postais do Brasil, está localizado no morro do Corcovado – dentro do Parque Nacional da Tijuca.

                       
Foto:Gresasc CCBY

- Parque Estadual do Jalapão (TO) 

Um oásis quase intocado e cenário de novela, resultado da erosão das montanhas próximas, as dunas de areia dourada são a marca registrada da região, que possui também diversas cachoeiras e fervedouros – as famosas nascentes de rios subterrâneos que formam piscinas naturais cristalinas cercadas por vegetação, nas quais é impossível afundar devido à pressão da água.

                       
Foto: Monique Renne

- Parque Nacional do Iguaçu (PR) 

Localizado em Foz do Iguaçu , na fronteira entre Brasil e Argentina, o parque protege um dos mais significativos remanescentes da Mata Atlântica na América do Sul. A experiência única proporcionada aos viajantes fez do local um dos 10 atrativos preferidos de turistas de todo o mundo, segundo o prêmio Travellers’ Choice 2022 – Best of the Best (O Melhor dos Melhores), promovido pela plataforma de viagens TripAdvisor.

- Parque Nacional de Jericoacoara (CE) 

Sua área de conservação ambiental abrange uma vasta diversidade de ecossistemas costeiros, incluindo dunas, lagoas, manguezais e praias. Atividade amplamente desenvolvida na região, o ecoturismo proporciona uma experiência singular de imersão na natureza e na cultura local. 

        Foto: I Stock

- Parque Estadual da Serra do Mar (SP) 

O berço de nascentes de águas cristalinas possui mais de 70 atrações para os visitantes, incluindo praias, mirantes, montanhas, trilhas e cachoeiras. Há opções para todos os gostos, incluindo trilhas para contemplação da paisagem e a Estrada Caminhos do Mar, também conhecida como Estrada Velha de Santos, que passa por vários monumentos históricos.


– Sobre o Instituto Semeia:

        Foto: Iago Batista

O Instituto Semeia é uma organização filantrópica, sem fins lucrativos, que trabalha para potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e unidades de conservação brasileiras.