No primeiro semestre deste ano, o número de usuários de cripto cresceu 18% no Brasil, segundo o relatório da Bitso "Panorama Cripto na América Latina". No mesmo período, o mercado enfrentou, globalmente, um aumento significativo no número de ataques cibernéticos. Um estudo indica que a quantidade de criptomoedas roubadas por hackers mais que dobrou em comparação com o mesmo período de 2023.
Até o mês de junho de 2024, o valor total de moedas roubadas atingiu US$1,38 bilhão, enquanto esse número durante o mesmo período de 2023, foi de US$657 milhões. Esse cenário reforça ainda mais a importância da escolha de uma corretora cripto confiável e segura para gerenciar os investimentos, garantindo a proteção dos ativos digitais.
Diante de um cenário de ameaças cibernéticas crescentes, a escolha de uma corretora confiável, que prioriza a segurança e a confiabilidade, é essencial para proteger os investimentos. À medida que o mercado evolui, a segurança continuará a ser uma prioridade para nós, e a Bitso estará à frente, garantindo a proteção e o crescimento dos ativos digitais de nossos clientes.
A natureza descentralizada e a possibilidade de anonimato das transações de criptomoedas atraem tanto investidores legítimos quanto usuários mal-intencionados. Hackers sofisticados estão, constantemente, aprimorando suas técnicas para explorar vulnerabilidades em plataformas de criptomoedas, resultando em grandes perdas para investidores menos atentos.
Confira abaixo, cinco fatores essenciais que devem ser avaliados em uma exchange para garantir a segurança de seus ativos:
- Conexão direta e regulada aos sistemas bancários:
Conexões diretas e regulamentadas com sistemas bancários garantem maior segurança e transparência, protegendo os ativos dos clientes contra fraudes e roubos.
- Informação e suporte constante:
Atualizações contínuas sobre segurança e uma equipe de suporte disponível ajudam os usuários a evitar golpes e transações fraudulentas.
- Plataforma segura e acessível:
Uma plataforma robusta e intuitiva garante o gerenciamento seguro de finanças a qualquer hora e em qualquer lugar.
- Altos padrões de monitoramento e resposta:
Equipes dedicadas e especializadas, amparadas por ferramentas avançadas de monitoramento, investigação e remediação de casos relacionados a prevenção a fraudes, lavagem de dinheiro e processos estruturados de KYC.
- Infraestrutura de pagamentos para empresas: Provedores especializados que também atuam fornecendo infraestrutura de pagamentos para empresas, permitem que as instituições realizem e recebam pagamentos em moeda local e movimentem recursos internacionalmente de forma segura e eficiente, utilizando tecnologia blockchain.
Fonte: Henrique Chagas - Gerente Sênior de Estratégias Anti-fraudes da Bitso.
Fonte: Henrique Chagas - Gerente Sênior de Estratégias Anti-fraudes da Bitso.