O que faz do gestor um bom líder?





O mercado de trabalho 4.0 exige líderes que se adaptem ao novo momento, substituindo o controle total por mais autonomia da equipe, entendendo as novas relações de trabalho, entre outras características importantes. Neste contexto, a capacidade de liderança torna-se um diferencial estratégico para qualquer gestor. Essa tarefa, quando realizada de maneira eficaz, pode impulsionar a performance de uma equipe e, consequentemente, os resultados de uma empresa.

A verdadeira liderança reside na capacidade de ver além dos números e alcançar as pessoas, conectando-se com suas aspirações e motivando-as a superar seus limites. Líderes eficazes são aqueles que, além de definir o rumo a seguir, são capazes de caminhar lado a lado com sua equipe, enfrentando desafios e celebrando conquistas.

O sucesso de uma empresa começa com a construção de uma base sólida de gestão que inspira confiança e promove um ambiente de trabalho onde todos se sentem valorizados e parte integral do processo. Essa perspectiva destaca a importância de uma abordagem mais empática e inspiradora.

Outras dicas incluem o desenvolvimento de uma comunicação clara e eficaz, a importância de ser um exemplo de integridade e ética, a capacidade de tomar decisões assertivas e justas e o investimento em autoconhecimento e na compreensão das dinâmicas de equipe. É importante ainda que os líderes estabeleçam metas desafiadoras - porém alcançáveis - que estimulem a equipe a superar expectativas e contribuir para o crescimento da empresa.

Essas práticas elevam a motivação dos times e promovem um ambiente de trabalho mais produtivo e inovador. Hoje, um líder é visto como um agente de transformação, alguém capaz de influenciar tanto sua própria vida quanto a dos outros, por meio do protagonismo e da execução eficaz.

Ser líder envolve um profundo autoconhecimento, a clareza dos objetivos pessoais e profissionais e a habilidade de traçar estratégias para alcançá-los”, pontua Rica. Ele ressalta que desenvolver essas habilidades significa cultivar uma mentalidade proativa e responsável, caracterizada pelo "locus de controle interno", ou seja, reconhecer que os resultados da vida estão ligados aos próprios esforços e competências, a partir de uma interação consciente com o meio. “Fortalecer esse locus interno de controle é fundamental para assumir essa capacidade de execução, elemento essencial de um líder eficaz.

A implementação de um plano de ação detalhado, que inclui desde a concepção até a execução das metas, é um método prático para atingir objetivos ambiciosos. Além disso, o processo contínuo de aprendizado e adaptação é crucial para o crescimento na liderança, permitindo o desenvolvimento de competências chave e a habilidade de motivar e inspirar equipes em direção ao sucesso compartilhado.


Fonte: Rica Mello - gestor de pessoas, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação.