O poder transformador que a economia pode ter




A transformação da vida das pessoas pode começar de uma maneira muito simples: ensinando-as a economizar dinheiro, independentemente de sua renda. Este é um propósito que se seguido da forma correta pode mudar completamente a trajetória de vida de alguém.

Entender a sua realidade financeira é o primeiro passo. Ao reconhecer e detalhar os seus ganhos, suas necessidades, seus gastos mensais e suas dívidas, você tem os dados necessários para começar a economizar com propósito. E mais do que isso, você começa a visualizar seus objetivos financeiros, aqueles sonhos que antes pareciam tão distantes com o tempo se tornam possíveis.

O controle financeiro será seu maior aliado nesta jornada. Através dele, você tem a capacidade de registrar cada centavo que entra e sai, criando uma análise crítica e detalhada de para onde seu dinheiro está indo. Este controle te mostra onde pode eliminar gastos desnecessários, aqueles que contribuem muito pouco ou nada no seu momento de vida atual vida e não te impulsionam para os objetivos.

Após eliminar esses gastos desnecessários é possível investir. E não importa sua renda, invista mensalmente o quanto puder Investir em aplicações que podem gerar renda, mesmo que 1% ao mês pareça pouco de início, investindo 1000 reais por mês por 240 meses (20 anos) não fará com que você tenha 240.000 no final e sim mais ou menos 1 milhão de reais, que sozinhos vão te render 10.000 por mês, desta forma a aposentadoria e os sonhos se tornam uma realidade próxima. Existem inúmeras opções de investimentos disponíveis, cada uma com diferentes níveis de risco e retorno. O importante é buscar informações e pensar bem antes de tomar decisões.

A transformação da sua vida começa pelo mindset. É preciso entender que economizar dinheiro com propósito não é apenas sobre cortar gastos. É sobre perceber o valor do dinheiro, tomar decisões financeiras conscientes e investir no futuro.

A economia tem um poder transformador avassalador. Ela pode tornar sonhos em realidade sem a necessidade de começar tudo de novo cada vez, trazer a tão sonhada aposentadoria sem preocupar com idade ou tempo de trabalho e, acima de tudo, proporcionar uma vida mais tranquila. No momento que mudamos nossa forma de pensar, a economia deixa de ser uma obrigação e se torna uma escolha, um passo em direção à sua vida ideal.




Fonte: Claudio Gonçalves - consultor financeiro