Liderança deve priorizar os colaboradores




Ter uma boa gestão não acontece da noite para o dia ou de uma hora para outra, muito pelo contrário, trata-se de um processo árduo, que demanda bastante dedicação. Afinal, você está lidando com a vida profissional de dezenas, centenas ou milhares de pessoas que trabalham ao seu lado, o que requer uma responsabilidade enorme.

Antes de tudo, é importante lembrar que estar na posição de gestor representa ser o líder de um time e para que vocês consigam, juntos, entregarem a melhor performance possível, precisam aprender a trabalhar em equipe, passando a entender um ao outro, para que exista uma sinergia entre todos.

É claro que isso não é fácil, pois em um grupo, é normal e até desejado, em certa medida, que existam pessoas diferentes e com personalidades que podem não ter ‘match’. No entanto, é fundamental que o gestor tenha jogo de cintura para lidar com perfis distintos, não sendo parcial ou demonstrando preferências. O essencial deve ser a priorização desse grupo.

Um bom gestor tem que trabalhar para os seus colaboradores, para que estes se sintam valorizados, motivados e engajados. Essa conduta, além de contribuir para o bem estar de todos, permite criar um ambiente mais saudável e seguro, onde existe liberdade de expressão e opinião, e conversas mais sinceras.

Dados de uma pesquisa da consultoria Robert Half apontam que 89% das companhias reconhecem que bons resultados possuem uma ligação com a motivação e a felicidade dos colaboradores. Além disso, o estudo também mostra que 94% dos profissionais que foram entrevistados acreditam que satisfação no trabalho é influenciada pela atuação dos líderes.

É papel da liderança ter cuidado com a forma que a equipe está sendo tratada, pois esse comportamento influencia diretamente no desempenho geral da empresa. O foco precisa estar nos resultados, mas sem a priorização da qualidade de vida dos funcionários dentro da organização não existem maneiras reais de atingir objetivos e cumprir metas.

Por essa razão, o gestor deve estar muito atento ao que acontece com o seu time, conhecer as dores, saber o que agrada e desagrada, e quais são as possibilidades de melhorias, para conseguir propor medidas cabíveis e que funcionem de forma efetiva para todos, com o objetivo de transformar positivamente o cenário.

Uma das formas de trazer união e abrir espaço para que os colaboradores entreguem o seu melhor é deixar muito clara a direção para onde time e a organização está indo, ter metas objetivas a serem alcançadas e trazer essas pessoas para o processo de priorização dos problemas que precisam ser atacados de maneira que a contribuição do time seja a mais eficaz possível para o resultado da organização.

Não são metas fáceis, via de regra, e por isso o time precisa estar junto - em todos os sentidos, acompanhando com frequência e se comprometendo uns com os outros em darem o seu melhor sempre. Colocando estes conceitos em prática, teremos colaboradores mais felizes entregando melhores resultados!


Fonte: Pedro Signorelli especialistas em gestão, com ênfase em OKRs.