Consumidores podem potencializar a quantidade de milhas acumuladas

            


 
As milhas aéreas podem ser muito benéficas para quem deseja viajar ou obter vantagens na compra de produtos e serviços no dia a dia. Apesar do nome dar a atender que você só pode usá-las na compra de passagens aéreas, esse mercado se expandiu bastante no Brasil e hoje elas podem ser acumuladas e usadas de maneiras diversas, desde a troca por produtos em grandes lojas do varejo até a venda das milhas.

As milhas aéreas não são apenas benefícios de viagem. Juntar e usar milhas é uma forma de conseguir descontos no varejo, adquirir outros produtos e permite uma grande otimização do planejamento financeiro do consumidor, até mesmo como renda extra.

Dicas para utilizar melhor as milhas. Confira:

1. Escolha o programa de fidelidade ideal

O primeiro passo para otimizar o acúmulo de milhas é escolher um programa de fidelidade. Para isso, considere seus hábitos de viagem, como frequência de voos, destinos de preferência e companhias aéreas que oferecem os melhores benefícios para sua realidade.

Além disso, compare as vantagens dos diferentes programas: bônus de inscrição, taxas de acúmulo e opções de resgate.

2. Utilize cartões de crédito com programas de fidelidade

Ao aderir a um programa de fidelidade do cartão de crédito, o consumidor gera pontos ao pagar a fatura. Esses pontos também podem ser transformados em milhas aéreas ao fazer a transferência para o programa fidelidade da companhia aérea, opção mais recomendada pela especialista.

Por isso, é importante concentrar o máximo dos gastos em um só cartão de crédito, a fim de gerar ainda mais pontos ao pagar a fatura. Há ainda a possibilidade de comprar pontos diretamente com descontos.

Se você tiver controle e fazer bom uso do cartão de crédito, outra possibilidade é pagar as contas do dia a dia com o cartão de crédito para acumular mais pontos e, consequentemente, milhas aéreas.

3. Participe de promoções e ofertas dos programas fidelidade

Outra dica é aproveitar as parcerias entre os programas fidelidade e as lojas para potencializar os descontos, uma vez que essas compras vão gerar pontos/milhas extras. Por exemplo, uma parceria do programa de fidelidade com uma grande varejista oferece 10 pontos por real gasto ao comprar determinado produto. Ao comprar uma geladeira, celular, televisão ou mesmo uma roupa nova, é possível acumular muitos pontos extras, além daqueles que são gerados automaticamente no pagamento da fatura do cartão.

Muitas vezes, outro estabelecimento está oferecendo o mesmo produto a um preço igual ou até um pouco menor do que a loja parceira ao programa, no entanto, a loja parceira vai gerar mais pontos.

4. Faça transferências bonificadas

Os programas de fidelidade das companhias aéreas lançam algumas promoções durante o ano que concedem bônus na transferência de pontos do programa do banco para o das companhias aéreas. Nessas promoções, para alcançar o máximo de bonificação oferecida, é necessário ser assinante do clube de fidelidade do programa. Dessa forma, o consumidor garante de 50% até 100% de bônus nos pontos. Quem não é assinante também tem bônus nessas promoções, porém menor.

5. Voe com companhias aéreas parceiras

Priorize as companhias aéreas que fazem parte do programa de fidelidade escolhido. Assim, você consegue aproveitar as promoções de voos com milhas aéreas. Além disso, classes superiores do cartão de crédito e do programa fidelidade também costumam acumular mais milhas, se esta for uma opção viável para você.

6. Utilize outros métodos de acúmulo

Além de acumular pontos diretamente com as companhias aéreas ou no cartão de crédito, também é possível utilizar ferramentas que oferecem recompensas em pontos ou milhas, como Livelo, Heap Up e Dotz.

7. Faça a gestão das suas milhas

Por fim, sempre acompanhe o saldo de milhas e a validade desses pontos para não os perder. Planeje com antecedência o resgate das milhas para viagens ou outros benefícios e considere a conversão de milhas para outros programas de fidelidade para acumular ainda mais.

Com planejamento e estratégia, você pode acumular milhas aéreas de forma mais rápida e assertiva, seja na realização de viagens ou na aquisição de produtos e serviços.



Fonte: Juliana Abrantes - Diretora Comercial da Maxmilhas e especialista em milhas.