Sustentabilidade no RH é mais que uma tendência




A sustentabilidade é essencial para acompanhar as necessidades humanas a longo prazo. Nos negócios ela refere-se ao efeito que as empresas têm no meio ambiente ou na sociedade. Uma estratégia sustentável visa impactar positivamente uma ou ambas as áreas, ajudando assim a resolver alguns dos problemas mais prementes do mundo.

Neste sentido, o RH tem um papel importante a desempenhar rumo a estratégias sustentáveis. As práticas desse departamento podem ter um grande impacto na sustentabilidade das organizações. Além disso, são os responsáveis da cultura organizacional, e comunicam os valores e a missão de uma empresa aos seus colaboradores.

Uma abordagem sustentável deve ser parte da estratégia da empresa e deve estar enraizada no negócio. É papel do RH mobilizar e engajar os funcionários por meio de ações voltadas ao tema para que eles tenham boas práticas dentro e fora do ambiente de trabalho.

As equipes podem se comunicar para manter a cultura organizacional sustentável e disseminar novas iniciativas aos funcionários de maneira eficaz, desde uma conscientização sobre reciclagem ao desperdício de água e energia, por exemplo. A descarbonização não acontece da noite para o dia. É necessário um esforço contínuo para instigar uma mudança cultural duradoura que garanta a durabilidade de quaisquer iniciativas ecológicas implementadas.

Além disso, o RH pode definir o ritmo para a adoção de práticas mais sustentáveis. Como o recrutamento, integração e o treinamento são funções integrais desse departamento, os profissionais podem garantir que a sustentabilidade esteja arraigada na visão dos novos funcionários sobre a empresa desde o início. Falar sobre a redução de desperdício durante o processo de admissão pode ajudar a estabelecer essas bases.

Sem contar que, com a eliminação do currículo de papel, entrevistas online, Onboarding digital, uso de ponto eletrônico e demais recursos tecnológicos ajudam a diminuir insumos (descartáveis, canetas, impressoras, energia, água), deslocamento e burocracias também geram impacto positivo quando o assunto é sustentabilidade.

Ficar sem papel é uma das melhores maneiras de sua empresa reduzir sua pegada de carbono. A integração de algum novo software de RH que permite uma comunicação digital rápida e clara pode reduzir bastante a quantidade de papel. Além disso, gera economia de suprimentos e espaço. Dependendo da estrutura da empresa, é possível utilizar um espaço menor e com isso gastar menos energia, avançando ainda mais nas metas de sustentabilidade.

Desenvolver práticas sustentáveis ​​é importante para garantir um planeta melhor, funcionários saudáveis ​​e felizes e muitas outras questões delicadas que alguns líderes empresariais ignoram. A sustentabilidade é algo que toda empresa com visão de futuro deve pelo menos considerar quando se trata de desenvolver estratégias de melhoria e crescimento.



Fonte: Inon Neves - vice-presidente sênior da Access Latam