Por que o preço do Bitcoin muda?




O Bitcoin não é uma criptomoeda com preço fixo, e é por isso que existe volatilidade. Não há autoridade central no Bitcoin, nem há empresas ou governos que determinem o que acontece com a rede ou com sua criptomoeda, muito menos quanto custa um BTC. Em essência, o Bitcoin é uma rede distribuída em que os indivíduos podem transferir valor. Portanto, seu preço é formado por movimentos de oferta e demanda.

Um dos fatos macro que devemos ter em mente é que esses preços sempre têm dois parâmetros que os regulam e os contêm: que a única maneira de emitir BTC é por meio da mineração e que essa mineração gerará um suprimento limitado de 21 milhões de Bitcoins. Por isso, falamos que o Bitcoin tem um suprimento limitado, do qual 93% do valor já foi liberado.

Quando uma pessoa, empresa ou estado deseja comprar uma determinada quantia e há outra pessoa, empresa ou estado que deseja vender, o preço acordado entre eles é o preço do BTC para essa operação. As transações p2p, como ocorrem sem nenhum intermediário, diretamente entre dois indivíduos, não afetam o que pode ser chamado de "preço público" do Bitcoin, que é o que as exchanges, as plataformas e a mídia informam.

Esse preço público é derivado de um indicador que é o último ponto de equilíbrio entre oferta e demanda, o preço pelo qual se concretizou o último par de ordens de oferta e demanda na exchange em questão. Muitas carteiras, como a Ripio Wallet, usam informações de ordens de compra e venda bem-sucedidas de suas próprias exchanges (Ripio Trade) para precificar as criptomoedas que vendem no varejo no aplicativo.

Como podemos analisar, há muitas maneiras de obter Bitcoins ou satoshis (os centavos de BTC). As mais fáceis incluem o trading em exchanges como a Ripio Trade ou a compra com moeda local em aplicativos como a Ripio Wallet ou por meio do nosso serviço Ripio Select (para grandes clientes, tanto empresas quanto pessoas físicas). Também é possível negociar BTC entre pares em vendas p2p pessoalmente ou remotamente, e pode até mesmo ganhá-lo ao participar da mineração.

Cada uma dessas modalidades tem um "custo" diferente e pode conter comissões distintas. 


Fonte: Sebastián Serrano - CEO e cofundador da Ripio