Boleto bancário deve ser visto como estratégia para aumentar faturamento




O boleto bancário é o meio de pagamento preferido por ¾ da população brasileira para compras a prazo. Estatísticas recentes mostram que 76% preferem o boleto como forma de pagamento. No cenário digital, em que a concorrência é feroz e cada detalhe conta, conhecer essa informação e disponibilizar essa modalidade pode fazer diferença entre uma venda fechada e uma oportunidade perdida.

Mais de 70% da população brasileira têm enfrentado problemas com limites de cartão de crédito, de acordo com pesquisas recentes. Além dessa questão, os juros astronômicos cobrados pelas operadoras é outro ponto de dificuldade, afetando diretamente o equilíbrio das contas.

Quando uma empresa não diversifica as opções para pagamento, perde acesso significativo a potenciais vendas. O boleto parcelado é uma opção valiosa para aqueles que precisam adquirir, por exemplo, um curso para promover o crescimento profissional, mas enfrentam restrições financeiras ou dificuldades de acesso a métodos de pagamento convencionais.

Essa prática não só expande as oportunidades educacionais, mas também promove um impacto positivo na sociedade. O cliente fica mais satisfeito e confortável com a compra.

Alerto que a maioria dos gestores investem e treinam times inteiros para impulsionar as vendas, apostam em tráfego pago e campanhas no Google Ads para escalar seus produtos. Mas se eles apenas implementassem o boleto, o retorno seria mais rápido, seguro e lucrativo, uma vez isso significaria aumentar em 30% o faturamento. Esse movimento vai ocorrer de forma natural, porque parte do público que não usa cartão passa a comprar também.

Ao engessar a forma de pagamento com apenas uma opção, no caso do cartão de crédito, o empreendedor deixa de lado potenciais compradores. Às vezes, a estratégia para algumas empresas está em aceitar a forma de pagamento diferente, seja no boleto, no crédito, no financiamento.

Confira algumas das vantagens que tornam o boleto bancário, um dos queridinhos dos brasileiros quando se trata de meios de pagamento:

- Não requer conta bancária: É uma alternativa acessível para um grande número de pessoas.

- Possibilita melhor controle financeiro: Os consumidores podem escolher quando e como pagar o boleto, conforme disponibilidade financeira.

- Flexibilidade de pagamento: Geralmente podem ser pagos em agências bancárias, lotéricas, caixas eletrônicos e até mesmo on-line.

- Aumento do poder de compra: Um boleto parcelado aumenta o poder de compra do consumidor, que pode adquirir itens de maior valor que, de outra forma, poderiam não ser capazes de comprar de uma só vez.



Fonte: Reinaldo Boesso - especialista financeiro e CEO da TMB Educação, fintech que oferece a possibilidade de pagamentos parcelados por meio de boletos bancário.