Pesquisa aponta as piores comidas brasileiras




Uma pesquisa recente trouxe a opinião dos viajantes brasileiros para tentar descobrir qual prato típico do nosso país eles menos gostam. O resultado traz diferentes comidas de diversas regiões do Brasil, algumas bem famosas.

O Melhores Destinos, maior site de promoções de passagens aéreas e viagens do país, realizou uma pesquisa no mês de novembro com uma pergunta aos seus leitores: 'qual o pior prato típico do país?'. Foram mais de 2,6 mil votos válidos, sendo o vencedor (ou o perdedor, no caso) escolhido com 21% dos votos.

"Com base na polêmica da pesquisa que divulgamos do site TasteAtlas convidamos nossos leitores a darem suas opiniões sobre quais comidas eles consideravam as piores. Agora é um ranking apenas com opiniões de brasileiros de todo o país", explica Leonardo Marques, fundador do Melhores Destinos.

Na pesquisa do TasteAtlas, o cuscuz paulista foi o pior avaliado pelos votantes. Será que a iguaria de São Paulo recebeu o mesmo título no ranking do Melhores Destinos de piores pratos típicos do Brasil? 

Confira o resultado a seguir:


10 - Cuscuz nordestino

Tradicional na região Nordeste, ele é normalmente preparado com farinha de milho, sal e água ou leite de coco. Os ingredientes são cozidos a vapor até criarem o formato do cuscuzeiro, a famosa panelinha para esse preparo.





10 - Maniçoba:

Dividindo o décimo lugar do ranking com o cuscuz nordestino, a Maniçoba é um prato típico do Pará e da Bahia. Ela conta com carnes seca e de porco, bacon e salsichas, mas em vez de feijão o prato tem folhas de mandioca picadas, que precisam ser moídas e fervidas por pelo menos uma semana para ser consumível. No Pará, o acompanhamento mais comum do prato é arroz, enquanto na Bahia acrescentam pimentão e farofa.






9 - Acarajé:

A comida de rua mais comum na Bahia também não agrada a todos. O acarajé foi considerado como a pior comida brasileira para muitos leitores que participaram da pesquisa. O bolinho feito com feijão, recebe diferentes recheios, inclusive os picantes, e é frito em óleo de dendê.





8 - Feijoada:

Enquanto é amada por muitos brasileiros, outros querem passar longe da famosa feijoada brasileira. Vários leitores que mencionaram o prato na pesquisa disseram que não gostam de porco ou do sabor marcante da feijoada.





7 - Quibebe:

Prato mais comum no nordeste, o Quibebe é uma sopa com a textura espessa feita com abóbora e cebola. Além disso, costuma ter pimenta, gengibre em pó e leite de coco. Tradicionalmente, o prato é servido antes de uma entrada maior ou da refeição principal.





6 - Sarapatel:

O prato é típico de Portugal, mas o Brasil também tem o Sarapatel presente na nossa culinária. A receita brasileira costuma variar, mas, normalmente, conta com carne, cabeça, fígado, coração, rins e sangue de porco. Ele é servido com arroz e farofa.





5 - Mocotó:

O popular Mocotó também não teve muitos fãs entre os votantes na pesquisa do Melhores Destinos. O ensopado feito com patas de vaca, feijão e vegetais é uma comida mais popular nas regiões sul e nordeste do Brasil.


4 - Cuscuz paulista:

Parece que o cuscuz paulista tem os seus 'haters' em todas as pesquisas. Preparado com fubá, azeitonas, ovo cozido, peixe enlatado e ervilha, a refeição é bem característica e foi inventada no século 19. Normalmente, ele é servido com o molde de uma forma redonda, com um buraco no meio.






3 - Arroz com pequi:

Bem tradicional nos estados de Goiás e Minas Gerais, o arroz com pequi é um prato brasileiro com sabor marcante e, talvez por isso, não é aprovado pelo paladar da maioria. O principal ingrediente é o pequi, uma fruta, mas o arroz também recebe outros temperos que dão sabor ao prato.

2 - Dobradinha:

A dobradinha é mais um prato português que foi abraçado pela cozinha brasileira. Apesar da receita poder sofrer variações nos dois países, ela costuma ser preparada com tripa, feijão, páprica, tomate, alho, cenoura e cebola.





1 - Buchada de bode:

A buchada de bode foi a mais votada na pesquisa dos piores pratos típicos do Brasil. A grande maioria dos leitores do Melhores Destinos afirmou que detesta o prato brasileiro e não gosta nem do cheiro do preparo. No nordeste brasileiro, a buchada é feita com as entranhas do bode, como fígado, vísceras e rins. Depois de lavadas e fervidas, as partes são cortadas, temperadas e cozidas em bolsas feitas com o próprio estomago do animal. Nas regiões sul e sudeste também é possível encontrar o prato com vísceras de carneiro ou de boi.

                                    



Fonte: Camila Lozano