Comprar imóvel novo é um bom negócio?




87% dos brasileiros tem o sonho de ter a casa própria, é o que informa pesquisa feita entre o Censo de Moradia QuintoAndar e o Instituto Datafolha. Sempre que planejamos algo tão importante em nossas vidas, sempre há grandes questionamentos até a tomada de decisão. Um deles, no caso, é decidir entre comprar um imóvel usado ou um imóvel novo. Para quem não tem necessidade imediata de mudança, vale a pena considerar comprar imóvel novo.

Destaco que comprar na planta pode ser um ótimo negócio e, após uma boa pesquisa para garantir que a compra será feita com uma empresa confiável, vale a pena se aprofundar na análise para concretizar o negócio. Entre os benefícios, a possibilidade de reformar o imóvel inteiro de acordo com o próprio gosto, contar com condomínios mais modernos e poder parcelar direto com a construtora a entrada do imóvel são os fatores de destaque.

Confira abaixo alguns motivos pelos quais comprar um imóvel novo pode ser um bom negócio:

- Condições de pagamento: o comprador pode fazer um planejamento financeiro para pagamento das parcelas futuras;

- Possibilidade de personalização: outro benefício interessante é a possibilidade de personalização do imóvel durante o período de construção. Algumas construtoras permitem que os compradores escolham acabamentos, cores e até mesmo a distribuição dos cômodos, tornando o imóvel mais adequado às suas preferências e necessidades. Além disso, o projeto para decoração é feito pelo comprador, podendo deixá-lo adequado aos seus gostos pessoais. Em contrapartida, em imóveis usados encontramos praticamente tudo definido, necessitando obras mais intensas para alterações;

- Infraestrutura moderna: imóveis novos são construídos com tecnologias mais recentes e seguindo padrões arquitetônicos modernos. Isso pode se traduzir em uma infraestrutura mais eficiente, com melhores materiais de construção, economia de energia e utilização de espaços de forma mais inteligente, proporcionando maior conforto e valor ao imóvel. Vale ressaltar que as instalações, principalmente as elétricas, são feitas para atender aos novos equipamentos como, por exemplo, ar condicionado, home theather, entre outros;

- Baixo risco de manutenção inicial: por ser um imóvel recém-construído, as chances de precisar de grandes reformas de reparos ou manutenções logo após a entrega são reduzidas. Em geral, há um estresse grande quando se compra imóveis usados e os problemas estruturais vão aparecendo durante a moradia, conforme o uso;

- Facilidades e áreas de lazer: os condomínios novos oferecem uma ampla gama de facilidades e áreas de lazer compartilhadas. Entre estes itens, destacamos desde piscinas, academias, salões de festas até espaço gourmet, quadras esportivas, saunas e até mesmo pontos para carro elétrico, reutilização de água, entre outros itens modernos de segurança. Ter áreas completas de lazer são mais comuns em empreendimentos novos e agregam valor ao imóvel e proporcionam um estilo de vida mais completo aos moradores.

Comprar um imóvel novo pode ser um excelente negócio, pois oferece a oportunidade de adquirir uma propriedade com condições facilitadas, potencial de valorização, possibilidade de personalização e infraestrutura moderna. É fundamental pesquisar e escolher uma construtora confiável, conhecer bem as condições contratuais e estar preparado para esperar o período de construção e entrega do imóvel. Com uma análise cuidadosa e o auxílio de profissionais especializados, essa decisão pode se tornar um investimento sólido e satisfatório.

 

Fonte: José Eduardo Pizzotti Machado - Co-fundador e CFO do Meu Imóvel. Graduado em administração e finanças pelo Insper, uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao ensino e à pesquisa.