Cheia dos rios na Amazônia: espetáculo da renovação da natureza




A Floresta Amazônica, lar da maior biodiversidade do planeta, é conhecida como o pulmão do mundo, vive um novo ciclo de vida a cada mês de agosto. Este é o período que os habitantes locais e a fauna silvestre esperam ansiosamente - a cheia dos rios, um fenômeno natural que transforma completamente o cenário da região.

O ciclo de chuvas na Amazônia é tipicamente dividido em duas estações: a estação seca e a estação chuvosa. A cheia dos rios marca o auge da estação chuvosa, quando o volume de água atinge seu pico, e grandes áreas da floresta ficam inundadas. Este fenômeno é conhecido como "enchente" ou "vazante", dependendo do estágio do ciclo.

A cheia dos rios na Amazônia é uma verdadeira demonstração de força da natureza. As águas começam a subir gradualmente, expandindo-se para além de suas margens regulares, inundando vastas áreas da floresta. Durante esse período, o rio Amazonas e seus afluentes podem se expandir em até dez vezes o seu tamanho normal, transformando áreas de terra em verdadeiros mares interiores.

Para a fauna e flora, esse é um momento de renovação. Árvores submersas criam um habitat aquático rico para peixes e outros animais aquáticos. O aumento da água permite que peixes, como o pirarucu e a aruanã, se aventurem mais para dentro da floresta em busca de alimento, enquanto a biodiversidade se adapta a este novo ambiente temporário.

Para as comunidades, a cheia dos rios representa uma época de fartura. O ciclo das águas traz uma abundância de peixes e outros alimentos, permitindo que os ribeirinhos renovem seus estoques e se preparem para os meses mais secos que virão.

Mas é a paisagem transformada que mais surpreende. A floresta, já majestosa por si só, ganha uma nova dimensão quando é parcialmente submersa. As copas das árvores emergem das águas como ilhas verdes flutuantes, criando um espetáculo visual de tirar o fôlego.

Localizado em uma reserva privada no sul da Amazônia, na divisa com o Parque Estadual Cristalino - considerado o mais rico em biodiversidade da Amazônia brasileira - o Cristalino Lodge é mais que um lugar para se hospedar. É um espaço onde a floresta e o ser humano se unem em uma experiência enriquecedora.

Combinando a modernidade com a natureza, o Cristalino Lodge foi projetado meticulosamente para refletir a beleza natural que o envolve. As acomodações são um convite ao descanso, com camas confortáveis, banhos revigorantes, redes acolhedoras e uma vista impressionante do rio. No bar, um deck externo oferece um cenário idílico para observar as estrelas, enquanto o restaurante, com jantares à luz de velas, celebra a culinária local, proporcionando uma experiência gastronômica autônoma, sempre com o compromisso sério com a preservação ambiental.

O rio Encantado e a floresta de Igapó tornam-se palcos de aventura, ideais para canoagem no rio e na mata. Os visitantes têm a oportunidade de desbravar os recantos da natureza, entrar em contato direto com a fauna local e se envolver pela beleza inigualável desses ambientes.

O Cristalino Lodge é um destino privilegiado na Amazônia para amantes da natureza. O hotel está localizado em Alta Floresta, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 11.399 hectares – uma área seis vezes maior do que o arquipélago de Fernando de Noronha. Só de aves, são quase 600 espécies catalogadas, muitas delas raras para a ciência. A alta biodiversidade da região atrai visitantes do mundo todo em busca de conforto e contato com a floresta autêntica no coração do Brasil.


Fonte: Leandro Rabelais