Receber uma certificação é o começo de um caminho




Qual empresa não quer uma equipe engajada e motivada, no dia a dia, a entregar sempre seu melhor? Sabemos que pessoas felizes trazem mais resultados, porém muitas vezes temos uma visão míope do que de fato o nosso time está sentindo e, por isso, a certificação Great Place to Work (GPTW) é tão importante. 

Ela pode ser uma grande ferramenta para as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, mostrando com clareza os pontos a melhorar e aqueles nos quais ela é forte para que esteja em constante melhoria.

A empresa que participa da pesquisa acaba passando pelo crivo de uma organização externa, consolidada no mercado, já reconhecida, o que traz seriedade e confiabilidade ao processo. O anonimato das respostas e a certeza de que a empresa avaliada não terá acesso a elas proporciona um ambiente confortável para que os colaboradores respondam com transparência e segurança.

É a GPTW, quem gere todo o processo de avaliação de maneira imparcial, fornecendo uma medição verdadeira e voluntária. Essa pesquisa abrangente permite identificar pontos fortes e áreas de atenção. No entanto, é um erro pensar que conquistar a certificação basta. Ela não é o fim do processo, mas sim o começo, pois nos indica onde devemos focar nossos esforços para fortalecer a empresa e promover um processo contínuo de melhoria. O que temos a partir da obtenção ou renovação do selo é uma oportunidade valiosa para as organizações aprimorarem suas práticas de trabalho e promoverem um ambiente mais positivo e produtivo para seus colaboradores.

Na Triven, por exemplo, com base nos resultados da avaliação, realizamos, com a participação da alta gestão da empresa, um plano de ação mensal que visa alcançar nossos objetivos de melhoria, apontados a partir das lacunas identificadas na pesquisa. A partir daí, acompanhamos de perto a implementação desse plano, monitorando constantemente nosso progresso. Para isso, temos um instrumento de pesquisa interna que nos ajuda a monitorar se as ações realizadas estão alcançando os resultados esperados.

A certificação é apenas a primeira etapa desse processo, e a renovação no ano seguinte é uma confirmação de que estamos no caminho certo. Também integramos as questões levantadas pelo GPTW em nossos OKRs (Objetivos e Resultados Chave), alinhando nossas metas de melhoria com o que foi identificado. Dessa forma, garantimos que todo processo para a obtenção do selo não fique esvaziado.

Penso que é importante que selos e certificações sejam uma ferramenta para demonstrar se a empresa está no caminho certo e uma oportunidade para avaliar pontos fortes e aqueles nos quais são necessárias melhorias.



Fonte: Maria Gabriela Souza