O impacto da adoção das práticas ESG na hotelaria




A cada dia, o termo ESG -- Enviromental, Social and Corporate Governance (na tradução livre, Governança Ambiental, Social e Corporativa) está mais presente na hotelaria. Hóspedes e investidores estão considerando cada vez mais os princípios da sustentabilidade em suas escolhas e o setor deve considerar questões ambientais, sociais e de governança em sua gestão como premissas. 

Uma pesquisa do Capterra, plataforma de comparação de softwares, identificou que 7 em cada 10 brasileiros, ou seja, 78% da população, dizem que as ações sustentáveis de uma empresa influenciam, em algum nível, suas escolhas de produtos ou fornecedores. Dados como esse, fizeram com que a indústria hoteleira desenvolvesse uma compreensão mais profunda sobre o tema e passase a entender a importância da implementação do ESG na área, já que seus principios são essenciais para o sucesso do setor.

Para isso, as empresas estão se adequando ao novo cenário, tornando o ESG parte importante de suas operações. Nesse cenário, os hotéis têm grande responsabilidade, até porque fazem parte de três importantes setores da economia, construção, imobiliário e do turismo, ao mesmo tempo. A hotelaria deve participar ativamente desse processo, levando em consideração o impacto da construção, reforma e operação de suas propriedades no meio ambiente, na comunidade local e na vida dos funcionários.

Em 2019, o relatório “Urban Land Institute Hotel Sustainability” já mostrava que, de todos os espaços comerciais, os hotéis eram as propriedades que mais consumiam eletricidade e água por metro quadrado. Os hotéis também eram um dos maiores emissores de dióxido de carbono. Procedimentos simples, que não exigem grandes investimentos, podem ser adotados para reduzir essas taxas de emissão.

Um bom exemplo, adotado pela Wyndham Hotels & Resorts, a maior empresa de franquia hoteleira do mundo, com mais de 9.100 empreendimentos, em alguns empreendimentos é o uso de vidro duplo, que garate iluminação natural em quase todos os ambientes, sensores de presença em espaços internos, estação de tratamento de água para uso em vasos sanitários e sistema de irrigação, além de um programa de separação, reciclagem e descarte de lixo produzido.

Os investimentos em tecnologia e automação também podem contribuir significativamente para ajudar os hotéis a se tornarem mais sustentáveis. Iluminação LED ou sistemas de controle e automação para equipamentos técnicos prediais são produtos que buscam eficiência e sustentabilidade. Também é possível contar com sistemas de reaproveitamento de energia e de água, como por exemplo, captação de água da chuva e painéis de aproveitamento de energia solar, uso de materiais recicláveis, reciclagem adequada e redução de desperdícios, além de um programa de educação e conscientização dos hóspedes.

Num sentido social, a indústria hoteleira faz parte da cadeia de serviços e, como tal, tem a responsabilidade de proporcionar a melhor experiência possível não só aos seus hóspedes, mas também aos seus funcionários. Eles devem ser tratados com o mesmo respeito e dignidade que os visitantes. O reconhecimento, as condições adequadas de trabalho e os treinamentos voltados à qualificação da equipe devem estar sempre no centro das atenções de todas as atribuições e níveis hierárquicos. Nesse sentido, o tema central é a diversidade e a inclusão.

Hoje, tanto hóspedes quanto investidores, buscam empresas que se preocupam com seu impacto e também de seus fornecedores de produtos e serviços na sociedade e no meio ambiente. Esse movimento já ocorre no exterior e começa a ganhar força no Brasil movimentando todo o setor hoteleiro, principalmente com a atuação de cadeias internacionais no país como a Wyndham. De acordo com um estudo recente da PwC, mais da metade da população mundial afirma se preocupar com o meio ambiente em suas decisões de compra de produtos e serviços. Essa indústria, opera 24 horas por dia, 365 dias por ano e consome muita água e energia elétrica, o que aumenta a importância de medidas ESG. Esses são apenas alguns exemplos da real importância do ESG nas decisões dos consumidores e investidores que querem se hospedar ou investir em hotéis que considerem aspectos ambientais, sociais e de governança em sua gestão.

Dada a importância dessas práticas, a Wyndham Hotels & Resorts, é referência no tema no Brasil, já tendo atingido a marca de 90% dos seus hotéis no Brasil com certificação global de sustentabilidade pelo programa Wyndham Green, que busca reduzir impactos gerados por sua atividade e operar de forma mais eficiente por meio de iniciativas ecologicamente corretas. Na América Latina, esse índice está perto de 85%, o que faz o Brasil liderar o ranking de países da região. A meta é chegar ao final deste ano com 100% dos empreendimentos certificados.

O programa desenvolvido pela companhia conta com 5 níveis de certificação, que englobam, entre outros fatores: uso consciente de água e energia, destinação correta de resíduos, eficiência operacional e educação e engajamento de hóspedes e funcionários. Dos 36 hotéis certificados no Brasil, o Wyndham Gramado Termas Resort & Spa é o que lidera o ranking, estando já no nível 5, sendo o primeiro da America Latina e Caribe a atinger o nível, que prevê, entre outros: descargas eficientes nos quartos dos hóspedes, controle de irrigação eficiente, programa avançado de manutenção preventiva, compostagem de resíduos alimentares, programa de redução de uso de plástico.

No entanto, é preciso evidenciar um outro aspecto que ganha relevância ainda maior em um pós-pandemia: a parte econômica-financeira. Medidas sustentáveis também auxiliam as operações hoteleiras a ganharem uma maior eficiência e isso tem sido essencial para uma empresa de capital aberto, como a Wyndham, que tem foco na geração de resultados para hóspedes e investidores. Ou seja, colaborar com o meio ambiente é benéfico para todos.

Isso tudo mostra que com consciência e uma gestão voltada para o presente e o futuro, conseguimos ajudar nessa luta que é minha, sua, do setor e de toda uma sociedade. A prova de que é possível está evidenciada. E você e sua empresa, o que estão fazendo?




Fonte: Hiram Della Croce - Diretor de Operações para Brasil e Bolívia da Wyndham Hotels & Resorts