ISO vai definir métricas para o cálculo da taxa de desmatamento




Executivos e representantes de mais de 30 países da Organização Internacional de Normalização – ISO estão em São Paulo nesta semana para participar de uma reunião de trabalho sobre processos sustentáveis e produtos à base de madeira, com coordenação e liderança da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Na pauta, a norma internacional que irá definir métricas mundiais para calcular taxas de desmatamento, cujo o texto base foi desenvolvimento pela ABNT, será debatida pelos participantes, assim como outros documentos voltados a preservação e conservação florestal. “A ideia é estabelecer regras de medição sobre áreas desmatadas de mata nativa e tornar mais transparentes as taxas mundiais de quanto um país desmata ou não”, explica o presidente da ABNT, Mario William Esper.

A norma está sendo discutida no âmbito do Comitê ISO/TC 287 - Processos sustentáveis para madeira e produtos à base de madeira pelos especialistas dos diversos países que integram o fórum internacional. “A norma reafirma o compromisso da ABNT com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável do planeta. O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade e riquezas minerais, nossa Amazônia é maior que toda Europa Ocidental e por isso o efetivo processo de mensuração sobre o uso sustentável da floresta tropical é fator de preservação e proteção do clima mundialmente”, ressalta o dirigente.

- Agenda ESG:

A ABNT vem empenhando esforços significativos relacionados a biodiversidade, conservação florestal, economia circular, descarbonização e outros importantes temas voltados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Em 2022, ISO aprovou proposta apresentada pela ABNT para a elaboração de norma internacional que define requisitos e procedimentos básicos para combate a incêndios florestais, baseada na Prática Recomendada ABNT/PR 1014:2021.

A ideia é estabelecer condições e procedimentos para o combate de focos em áreas de vegetação, matas e florestas, visando contribuir para que as agências públicas governamentais, ou não, bem como o setor privado e a população tenham conhecimentos gerais sobre o tema. A futura Norma ISO está sendo discutida no Comitê ISO/TC 92 (Fire Safety).

Durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito, a ABNT lançou primeira Prática Recomendada para a demonstração de neutralidade de carbono, a ABNT PR 2060. O documento traz requisitos a serem cumpridos por qualquer empresa ou entidade que busque demonstrar neutralidade de carbono por meio da quantificação, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de um objeto exclusivamente identificado.

A ABNT também foi protagonista ao apresentar em dezembro, a Prática Recomendada 2030 - Ambiental, social e governança (ESG), documento fruto de um amplo trabalho liderado pela ABNT na ISO, que alinha os principais conceitos e princípios na sigla ESG, em inglês para “environmental, social and governance” e orienta os passos necessários para incorporá-los na organização.


Fonte: Lucas Henrique da Cruz