Cunha concorre ao título de melhor destino de inverno do Brasil




Aninhada entre as serras da Quebra-Cangalha, da Bocaina e do Mar, Cunha (SP) é um dos destaques do prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo 2023/2024”, realizado pela publicação Viagem e Turismo. Com ótima infraestrutura hoteleira e inúmeras opções de passeios turísticos, o município disputa o título de melhor destino de inverno do Brasil.

Durante a época mais fria do ano, Cunha fica ainda mais aconchegante e conquista os visitantes com um charme europeu. O clima é perfeito para explorar lugares como o Olival, onde é possível percorrer belíssimos campos de oliveiras. Também vale a pena programar passeios ao Contemplário (que reúne plantações de lavandas, alecrim e capim-limão) e ao Lavandário, florido durante todo o ano.


Os restaurantes servem delícias típicas de inverno, como fondues. Além disso, os hotéis acendem fogueiras e lareiras para que os visitantes aproveitem as baixas temperaturas de um jeito especial.

A lista de concorrentes à categoria inclui ainda Bento Gonçalves (RS), Cambará do Sul (RS), Campos do Jordão (SP), Canela (RS), Gonçalves (MG), Gramado (RS), Monte Verde (MG), Petrópolis (RJ), Santo Antônio do Pinhal (SP), São Bento do Sapucaí (SP), São Joaquim (SC), Teresópolis (RJ) e Urubici (SC).


Cunha tem ainda uma história amplamente associada à produção ceramista no Brasil, que remonta à antiga época das “paneleiras”, mulheres que produziam peças utilitárias para o dia a dia dos moradores da região.

A tradição da cerâmica no destino se consolidou de vez a partir de 1970, quando um grupo de imigrantes deu início ao Ateliê do Antigo Matadouro. O local foi pioneiro no uso do forno Noborigama, modelo japonês que funciona à lenha, com fornalhas que chegam a até 1.400 °C.


Com o passar dos anos, Cunha atraiu diversos artistas, ganhou novos ateliês e passou a oferecer passeios e experiências relacionadas ao artesanato, como o Festival de Cerâmica, realizado desde 2005. Em 2022, o município foi reconhecido por lei como Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura.


Fonte: Daniel Ramirez