Assinar digitalmente é apostar em sustentabilidade




Apoiar a sustentabilidade é uma prática dominante no ecossistema laboral. Não à toa, este último ano foi repleto de termos como o ESG (governança ambiental, social e corporativa), os quais tomaram as rédeas do setor e guiaram as principais tendências do mercado. Hoje, o objetivo de ser reconhecido como uma empresa de sucesso não reside, somente, no crescimento financeiro ou expansão da marca. Para tanto, é essencial abraçar causas do contemporâneo e mostrar-se disposto a superá-las. O segredo, por vezes, está escondido em pequenos passos do cotidiano.

- Visibilidade do mercado sobre o tema:

A máxima de construir uma boa imagem perante o setor é base para fomentar inúmeras mudanças na esfera ocupacional. Trata-se de uma faísca capaz de fornecer a energia faltante para ativar uma explosão de transformações. De acordo com os dados levantados pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), esse ímpeto revolucionário tem conseguido contagiar boa parte de seu campo. Segundo o órgão, 76,5% das indústrias nacionais já desenvolvem ações ecológicas. Esse movimento é crucial para garantir um futuro mais próspero para nós como sociedade. Não obstante, a Assine Bem coloca parte notável de seus esforços na elaboração de funcionalidades capazes de mitigar a degradação do biossistema.

O impulso de alterar as práticas vigentes a fim de implementar uma atividade “verde” também aparece nos olhos do consumidor. Conforme um estudo divulgado pela agência americana, Union + Webster, 87% da população brasileira prefere adquirir produtos e serviços produzidos de forma ambientalmente adequada. No entanto, consoante a CNI, somente 38% dos compradores sempre verificam se os produtos disponibilizados seguem as exigências por eles delimitadas. Esse quadro demonstra um certo desalinhamento entre o pensar e o agir, porém, revela como – imageticamente – a preocupação com a natureza já se porta como um item delimitante na atualidade.

Construir vínculos de confiança é um desafio ininterrupto. Para alcançá-lo, é preciso delimitar um código ético palpável e seguí-lo, fidedignamente, como um comprometimento diário. Conforme um estudo da Opinion Box, 75% da freguesia enxerga as práticas sustentáveis de um empreendimento como um fator decisivo para conquistar a sua credibilidade. Logo, trata-se de um diferencial, não apenas relevante a fim de auxiliar o bem-estar do planeta, como também para firmar a marca empregadora de um negócio. Por isso, é preciso abraçar soluções capazes de satisfazer essa demanda. A benéfica união entre crédito e preservação pode levar uma corporação até o sucesso.

- Benefícios ao meio ambiente:

Apesar de ter se tornado um norte para o expediente de qualquer estabelecimento, o cuidado com o meio ambiente, muitas vezes, exige um elevado investimento de recursos. Esse imbróglio não deveria, porém, pode se converter em uma barreira às instituições em busca da preservação. Todavia, essa não é a realidade para inovações corriqueiras, como a Assine Bem. Com as dores do mercado em mente, procuramos auxiliar o ecossistema a partir da mudança de pequenas atitudes da rotina. A nossa função é levar ao grande público o universo das assinaturas digitais. Por meio delas, é possível se desvincular de burocracias contraprodutivas, poupar tempo do relógio e reduzir a confecção de materiais, como papel e tinta.

Tanto a confecção das folhas quanto dos pigmentos ligam-se pelo fio condutor de serem emissores de carbono à atmosfera. Logo, escolher o método de rubrica eletrônica é um ótimo primeiro passo para se caminhar em direção ao chamado Net Zero – compromisso global de neutralidade de CO2. A opção de abandonar o físico e atuar virtualmente retira do escopo os impactos diretos ao meio. Além de largar a impressora, conseguimos mitigar outros efeitos decorrentes da metodologia presencial. Os gases jogados pelas motos, carros e caminhões responsáveis pela entrega dos escritos, por exemplo, também são excluídos. A partir do uso da plataforma, troca-se a poluição pelo e-mail.

- Vantagens da assinatura digital:

Apesar de todos os benefícios pontuados, introduzir uma ideia de reforma na estrutura de uma entidade, nem sempre, é tarefa fácil. Principalmente, quando enfrenta-se um empresariado envelhecido, com os pés enraizados no passado, os contratempos são potencializados. A fim de reverter essa situação desfavorável, é preciso demonstrar como o emprego de tecnologias verdes pode, na verdade, fomentar a evolução do estabelecimento como um todo. É neste exato ponto onde a Assine Bem entra em campo. A inserção da assinatura digital no dia a dia de uma organização não presta auxílio, somente, à Terra, como também às finanças de um escritório. Isso é feito a partir da substituição de custosos procedimentos manuais por um sistema automatizado, por API.

Organização é outro tópico intrínseco à novidade. Com a plataforma, todos os ofícios cadastrados são enviados, diretamente, para a nuvem. Essa facilidade inibe o estresse de procurar, apressadamente, por uma única página perdida entre milhares no fundo de uma gaveta empoeirada. Agora, basta digitar o título do item desejado na ferramenta de busca e pronto, problema resolvido. 

Portanto, apostar em um exercício saudável é tão relevante. Além de estender a mão à natureza e ganhar rodagens no relógio, economiza-se alguns gastos. Todo o trâmite e taxas de transporte são devidamente eliminados. Em seu lugar, a instantaneidade da Internet assume o volante e guia até o êxito.



Fonte: Carlos Henrique Mencaci-CEO da Assine Bem