A inadimplência atinge níveis críticos



Dados recentes divulgados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostram que 79.2% das famílias com renda de até três salários mínimos estão endividadas. Esse número era de 76.5% há um ano. Uma das particularidades da pesquisa mostra que as famílias que possuem renda maior que 10 salários mínimos também tiveram crescimento no índice, chegando a 74.4%. 

A estimativa para esse ano é que os números continuem atingindo altos patamares, impulsionados pelos juros, desemprego, falta de educação financeira e planejamento.

Aos endividados, conseguir uma boa negociação é fundamental e, o quanto antes for feita a quitação da dívida, os encargos e juros diminuem, sendo o primeiro passo para a reorganização da saúde financeira.

Confira agora 5 dicas para sair do vermelho:

- Utilize uma planilha ou caderno para anotar seus gastos e despesas, é muito importante conhecer contas (fixas e variáveis), assim é mais fácil se conscientizar sobre o uso do seu dinheiro.

- Antes de investir em novas dívidas é importante estar com as contas em dia, evitando assim atrasos que geram cobranças de multas e juros. O ideal é procurar seu credor e negociar, sempre atento para que as parcelas da nova negociação caibam no seu orçamento, mesmo que isso exija um esforço extra durante um período.

- Defina as prioridades, equilibre o que ganha e o quanto você gasta!

- Estabeleça metas à curto, médio e longo prazo. É importante definir os objetivos que você tem para você e sua família, mas nunca se esqueça dos prazos.

- Tenha disciplina! Conheça, organize e planeje-se, mas acima de tudo seja disciplinado, mantendo os gastos sobre controle no dia a dia.


Fonte: Edemilson Motoda - diretor do Grupo KSL