Com uma delegação de mais de 100 pessoas, o Brasil se juntou a representantes de 89 países na maior feira do mercado imobiliário do mundo, em Cannes, na França. O protagonismo brasileiro ficou evidente no balanço final da Mipim, como representante da América Latina. As comitivas de Arábia Saudita, Estados Unidos, Japão, Egito, Reino Unido, França e Alemanha também tiveram destaque.
Estavam presentes representantes de incorporadoras, gestoras de investimentos, escritórios de arquitetura e nomes ligados à Apex Brasil, a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos. Marcelo Vitali, diretor da How2Go, multinacional espanhola com foco na internacionalização de empresas, foi um dos executivos que marcaram presença na cidade francesa.
“O Brasil chegou na Mipim com uma expectativa alta, de movimentar US$ 200 milhões ainda esse ano, focando principalmente no mercado de luxo. E pelas conversas e negociações que fiz e presenciei, acredito que vamos conseguir atingir esse número. O país foi bem representado na feira e ouvido pelos principais mercados do mundo,” revela Vitali
Essa foi a 32º edição da feira, que viu um aumento de 15% no número de visitantes em relação ao ano passado. De acordo com a organização, 76 dos 100 principais investidores do setor estavam presentes, seja palestrando, negociando ou apenas visitando. Os temas de exibições, painéis e discussões no evento giraram em torno da pauta ESG, a sigla em inglês para sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa, no contexto de oportunidades para a melhora do planejamento urbano e maior sustentabilidade e prosperidade.
A principal palestra do evento foi conduzida por Jeremy Rifkin. O escritor norte-americano escreveu 23 best-sellers que tratam, entre outros pontos fundamentais, de meio-ambiente, economia e trabalho. Na Mipim, Rifkin pediu que o público deixasse os celulares de lado e criticou os combustíveis fósseis, mesmo mostrando certo otimismo sobre os rumos que o mundo pode tomar em relação ao clima. Também chamou de terceira revolução industrial os avanços que a internet e a tecnologia estão trilhando pelo mundo.
As discussões continuam na Mipim Nova Iorque, entre os dias 29 e 30 de novembro e Hong Kong, na Mipim Ásia, em 5 e 6 de dezembro.
Fonte: Renan Vieira
