A força da mulher no mercado imobiliário




Em quase todas as áreas de atuação, é possível ver que as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço, inclusive em posições mais altas no mercado de trabalho. No mercado imobiliário não é diferente. Elas têm mostrado ótimo desempenho e ganhando destaque entre corretores, disciplina, empenho e dedicação individuais, são algumas características que são culturalmente desenvolvidas e ajudam nesses processos.

Antes as mulheres assumiam principalmente cargos auxiliares nas imobiliárias e de corretora de imóveis. Hoje, nós representamos uma boa porcentagem de posições como gerente, supervisora e diretora, além de participarem ativamente das entidades do mercado.

Por mais que algumas dificuldades e preconceitos ainda persistam, não há limitações para querer trabalhar no setor. A presença feminina normalmente traz consigo, em sua grande maioria, dedicação ao negócio, perfeccionismo, sensibilidade, humanidade nas relações e maior empatia.

Por muitas vezes, para ter as mesmas oportunidades que os homens, acabam estudando mais, se especializando e se aperfeiçoando mais e, consequentemente, tornando-se diferenciadas. Esses adjetivos as tornam profissionais muitas vezes mais capacitadas, dispostas a ouvir e entender o cliente, empáticas diante de problemas e com grande habilidade para liderança.

Características que dão destaque às mulheres

- Atenção extra aos detalhes;

- Imaginação e criatividade;

- Compreensão do contexto;

- Habilidades de negociação;

- Facilidade de comunicação.

Além disso, as mulheres costumam ter uma presença mais ativa nos meios digitais e isso pode ser uma grande vantagem. Fora a relação direta com o cliente, a comunicação constante permite que elas estejam sempre por dentro do que acontece no mundo. Conhecer e entender a realidade da comunidade e as mudanças do cenário são atitudes que só trazem benefícios para as mulheres no mercado imobiliário.



Fonte: Carlota Megre - psicóloga e CEO da Milenar Imobiliária para Mulheres.