Sistema de gestão ambiental fortalece os requisitos de “E” do ESG

 


Manuais de boas práticas esquecidos no fundo de uma gaveta não têm utilidade. É preciso que ações saiam do papel, principalmente as relacionadas à ESG. Mas transformar políticas ambientais em processos consistentes, alinhados aos objetivos de negócios, requer uma estrutura organizacional bem estruturada.

E como adotar um roadmap eficiente para implementar essa estratégia?

Muitas empresas têm utilizado o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA), um conjunto de metodologias que permite acompanhar, gerenciar e planejar todos os processos, contribuindo para resolver, mitigar ou prevenir impactos negativos das atividades econômicas de uma empresa.

Essa estrutura organizacional é que vai permitir à empresa avaliar os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços, resolvendo ou mitigando quaisquer pontos negativos e melhorando os aspectos positivos das propostas de desenvolvimento.

Implementar o SIGA de forma eficaz também ajuda as empresas em relação a saúde e a segurança dos funcionários e como também da comunidade. E, com um foco maior em eficiência energética e gestão de resíduos, o sistema também ajuda as empresas a otimizar seus processos operacionais, o que reduz custos.

Colocando a gestão ambiental em prática:

A implementação do SIGA é baseada no método PDCA (Plan-Do-Check-Act / Planejar-Fazer-Verificar-Agir), um processo iterativo utilizado para a melhoria contínua.

O PDCA é uma prática de gerenciamento bem-sucedida em muitas disciplinas, e o SIGA aplica o método dentro da estrutura da ISO 14001, a norma internacional para Sistemas de Gestão Ambiental. O PDCA fornece um processo para “planejar” melhorias ambientais, “executar” as atividades operacionais necessárias para a melhoria, “verificar” os resultados dessas atividades e “agir” sobre esses resultados, retornando ao estágio de planejamento quando necessário para iterações adicionais.

A fase de planejamento envolve a revisão da política e compromissos ambientais, identificando as atividades atuais que podem afetar o meio ambiente, estabelecendo ações para gerenciar os impactos e, em seguida, projetando programas eficazes para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Quando chega o momento de “fazer”, equipes e grupos responsáveis tomam as ações necessárias para garantir que os objetivos ambientais sejam alcançados. Eles revisam, desenvolvem e comunicam procedimentos e fornecem treinamento para reduzir o risco de atividades que causem impacto.

A fase de verificação e ação corretiva envolve a avaliação da conformidade ambiental e a eficácia do SIGA. Auditorias examinam o desempenho geral do sistema e sugerem ações corretivas e preventivas.

E, finalmente, “Agir” é o momento de identificar melhorias. Relatórios das auditorias e insights revelados durante a fase de verificação podem identificar pontos fracos no sistema e a análise de causa raiz sugerirá ações corretivas.

Os ajustes necessários deverão ser feitos no próximo ciclo do Sistema Integrado de Gestão Ambiental, garantindo a melhoria contínua do desempenho ambiental e do próprio SIGA.

Eficiência energética também é destaque:

A norma técnica ISO 50001 complementa a ISO 14001, traçando diretrizes para eficiência energética, com requisitos que contribuem para o consumo sustentável, viabilizando as atividades do negócio, e também baseada no método PDCA.

Ter o SIGA configurado por um consultor de gestão ambiental garantirá que sua organização esteja cumprindo suas políticas ambientais, minimizando o desperdício e coletando os dados corretos.

E por que você deve implementar a ISO 14001 e a 50001 em sua organização? Se você é novo em gestão ambiental, provavelmente ouvirá essa pergunta mais de uma vez de muitas pessoas em sua empresa. Além do benefício óbvio de melhorar o ambiente, todos, desde a alta administração até os funcionários da linha de produção, devem saber por que isso é importante para sua empresa, e ajudar essas pessoas a entender pode ser a diferença entre uma implementação fácil e bem-sucedida e um desastre.

Para justificar a implementação do Sistema Integrado de Gestão Ambiental, você pode destacar o balizamento das ações corporativas em busca do equilíbrio na relação entre homem, indústria e meio ambiente, culminando em uma melhor eficiência energética e no aumento da competitividade da empresa ao ter uma marca alinhada às políticas ambientais. E tenha a certeza de que os benefícios vão muito além desses citados.




Fonte: Mayara Zunckeller - Gerente de Operações na TÜV Rheinland