Qual o espaço para investimentos de impacto em 2023?



A conjuntura econômica de 2022 foi marcada por incertezas e altas taxas. Por isso, os investimentos em iniciativas, empresas e startups estão cada vez mais cautelosos. Mesmo assim, os fundos de venture capital ainda são uma opção atraente para startups e empresas de tecnologia. 

A tendência do mercado é continuar apostando em formatos em ascensão, a exemplo dos investimentos em negócios de impacto social. A modalidade, que cresce expressivamente ao redor do mundo, tem se demonstrado uma alternativa de aplicação sustentável a longo prazo, além de uma opção menos arriscada que o venture capital tradicional para os investidores.

Vantagens de investir em negócios de impacto social em 2023:

1- Envolvimento em ESG:

Investir em negócios de impacto social envolve estar por dentro da sigla ESG (Environmental, Social and Governance) por meio da busca de empresas que tenham responsabilidade ambiental, cuidado social e governança corporativa entre seus valores e metas. Segundo dados da Anbima (a pedido do Prática ESG), houve um aumento de 74% no número de fundos de ações que se enquadram na temática sustentabilidade e de governança corporativa entre 2008 a março de 2022.

2- Investimento resiliente e paciente:

Por ser uma modalidade que possui menor risco e é considerada de longo prazo, o investimento de impacto social demonstra maior resiliência e paciência para o retorno financeiro, que pode ser até maior que os investimentos em outras modalidades.

O grupo de investimento Potencia Ventures já faz isso desde 2017, quando expandiu sua lente de investimento para incluir investimentos diretos em startups. Esse tipo de aporte gera uma oportunidade ainda maior de catalisar mudanças. Apostando em startups de educação e empregabilidade, no portfólio da Potencia estão nomes como Letrus, TAQE, Árvore, 4You2, Talently, Kuepa, Allhere, Shortlist, entre outros.

3- Conexão entre valores pessoais e profissionais:

Os consumidores estão, cada vez mais, se preocupando com valores e impacto. Além disso, temos entendido que somos o mesmo ser humano como pessoa e como profissional, por isso, o investimento em impacto social pode ser uma ferramenta para conectar nossos valores pessoais e profissionais, alcançando, além do retorno financeiro, um impacto positivo e verdadeiro nos âmbitos sociais, ambientais e governamentais.



Fonte: Itali Collini - diretora da Potencia Ventures no Brasil,