Dia do Consumidor traz consciência sobre ato de compra





A data de 15 de março, Dia do Consumidor é importante para o comércio e para o cidadão. Isso porque, além de ser um dia especial para promocionar vendas, é também essencial para as pessoas que praticam o ato de compra e que estão cada vez mais empoderadas, exigindo uma posição responsável das marcas que consomem.

A data faz um alerta sobre direitos das pessoas no momento da compra, tanto que a nível de leis temos o Código de Defesa do Consumidor, um documento fundamental nas relações de consumo. E a novidade é que, com o poder da informação em função da internet, os consumidores estão super exigentes e sabem muito sobre o que adquirem.

O tempo em que as empresas não davam tantas informações ao público ou que até mesmo praticavam atos abusivos contra os consumidores já passou. Isso já não funciona na atualidade, pois o consumidor fala bem ou mal da empresa que lhe atende a depender do tratamento recebido e isso pode viralizar nas redes sociais em questões de minutos, o que impele as empresas a praticarem seus negócios dentro da ética para evitar que arranhem a sua imagem.

As empresas devem estar muito atentas ao consumidor, afinal ele é o centro de uma organização comercial. Não adianta mais torcer o nariz se alguma pessoa reclama. Na verdade, a atitude correta é ouvir com cada vez mais atenção o que ela tem a dizer para melhorar o serviço. É uma oportunidade de evoluir a partir de uma externalização do sentimento do consumidor. Destaco que um cliente bem informado deve ser bem tratado para que se descubra suas necessidades e desejos e, ao final, o consumidor passe a ser um cliente assíduo.


Fonte: Professora Shirlei Camargo – especialista em marketing e neuromarketing. Reconhecida pela excelência acadêmica e atuação no mercado profissional.