Confira características únicas de Fernando de Noronha


 


Com águas cristalinas e praias paradisíacas, Fernando de Noronha é um dos destinos turísticos mais lindos do Brasil. Foi, inclusive, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em reconhecimento à sua importância ecológica e mundial.

Fernando de Noronha deveria fazer parte do roteiro de qualquer brasileiro que gosta de viajar, mas muitos deixam de conhecê-lo porque preferem destinos estrangeiros. O que observo é que há muitos turistas que se esforçam e vão para lugares distantes, mas não vão conhecer o que tem dentro do próprio país. Eu visitei Noronha e posso garantir que há praias muito mais bonitas do que na Tailândia, país em que estive recentemente.

O roteiro da agência para Fernando de Noronha é um dos mais cobiçados. Vamos a lugares incríveis, como a Baía do Sancho, Baía dos Porcos, Baía do Sueste, a principal praia de alimentação das tartarugas, e alguns mirantes para apreciar paisagens de tirar o fôlego.

O roteiro também conta com um passeio de barco privativo que passa por todas as praias do Mar de Dentro, e a possibilidade do viajante praticar Planasub, modalidade de mergulho inventada em Noronha onde a pessoa segura uma prancha de acrílico enquanto é puxada pelo barco por um cabo.


                         
Confira dez características únicas de Fernando de Noronha:

-Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas e ilhotas, sendo a maior delas a ilha de Fernando de Noronha, com 17 km² de área e a única que é habitada permanentemente.

- O arquipélago recebeu o nome em homenagem ao nobre português Fernão de Loronha, que teria sido o primeiro a desembarcar na ilha em 1503.

- Fernando de Noronha foi ocupada por franceses e holandeses no século XVII, antes de ser definitivamente incorporada ao território brasileiro em 1737.

- A ilha é considerada um santuário ecológico, com grande diversidade de fauna e flora. Lá é possível encontrar espécies únicas de aves, como o atobá-de-pé-vermelho e o frade.

- A ilha é um paraíso para os amantes do mergulho, com águas cristalinas e ricas em vida marinha. É possível avistar desde pequenos peixes coloridos até grandes tubarões. Por sinal, o arquipélago é considerado um dos melhores pontos de observação de golfinhos do mundo, com diversas espécies avistadas ao longo do ano.

- Em Fernando de Noronha está localizada a Praia do Sancho, eleita a melhor praia do mundo pelo TripAdvisor em 2019.

- A ilha abriga um importante centro de pesquisa sobre a vida marinha, o Tamar, que é responsável pela conservação das tartarugas marinhas em todo o Brasil.

- A ilha abriga um presídio desativado que hoje funciona como museu. A prisão ficou em funcionamento até 1957.

- Fernando de Noronha é considerada a primeira Área de Proteção Ambiental (APA) marinha do Brasil, criada em 1988.

- Apesar de ser um destino turístico muito procurado, Fernando de Noronha limita o número de visitantes por dia a 500, a fim de preservar o ecossistema local.


                                                 

Fonte: Renata Guedes - fundadora da agência Single Trips