Como as mulheres podem investir mais e melhor ?

 



Segundo dados do Banco Mundial as mulheres representam 75% da compra de bens de consumo e somam 60% da provisão dos recursos familiares. Porém, apesar de serem as maiores responsáveis pelas contas da casa, as mulheres ainda representam uma fatia pequena quando o assunto é investimentos, é o que aponta a pesquisa realizada em 2021 pela The Pathway to Inclusive Investment, que mostrou que apenas 28% das mulheres se sentem confiantes em investir parte do seu dinheiro na bolsa de valores.

Embora ainda sejam a minoria, outro estudo, realizado pela B3, em 2022, aponta que as mulheres quando investem tendem a investir um volume 6,5% maior do que os homens no primeiro aporte - são R$463 investidos pelas mulheres, contra R$71 investidos pelos homens. 

Esses dados podem mostrar algumas características específicas do público feminino. Vemos que as mulheres têm uma tendência maior em fazer um planejamento antes de investir, são mais cautelosas e buscam entender todo o processo por meio de estudos. Quando se sentem seguras, fazem investimentos maiores, com um objetivo mais certeiros, fugindo, na maioria dos casos, de apostas corriqueiras e menos confiáveis.

Um ponto importante que também deve ser considerado, é quanto à disponibilização de conteúdo para esse público, que demanda mais conhecimento e informações. Para que o público feminino se torne ainda mais confiante, é necessário que o mercado financeiro, como um todo, saiba se comunicar com ele, mudando muitas vezes a forma de abordagem e buscando se aproximar e fornecer informações relevantes que possam ajudar na tomada de decisão da mulher investidora.

Ainda segundo dados da pesquisa The Pathway to Inclusive Investment, o perfil moderado é predominante entre as mulheres, atingindo 49% das investidoras, frente à 9% das mulheres que se dizem muito tolerantes ao risco e 42% que são mais conservadoras. É um número que pode ser melhorado com a inclusão desse público nas estratégias do mercado financeiro. 

A partir de 2019, quando se passou a divulgar mais informações sobre os Fundos Imobiliários, por exemplo, percebemos que a porcentagem de mulheres que passaram a investir nesse tipo de ativo aumentou. Outras iniciativas, como fóruns específicos para esse público, também têm acontecido com maior frequência, o que deixa elas mais confortáveis dentro desse universo.

Dicas para mulheres investidoras:

Apesar de mais cautelosas, dados apontam que as mulheres têm conseguido um retorno de 0,4% a mais que os homens, o que reforça a alta capacidade que este público tem em tomar as decisões certas. Para ajudar ainda mais nos investimentos, Camila dá algumas dicas:

– Conheça o seu perfil de investidora:

O autoconhecimento é sempre a porta de entrada para todas as estratégias financeiras e ao saber o seu perfil fica mais fácil entender onde, quando e como investir. Em geral os perfis são divididos entre agressiva, conservadora e moderada, para saber em qual se encaixa, você deve responder algumas perguntas como: Como lido com riscos? Por quanto tempo quero deixar o meu dinheiro investido? Quanto dinheiro eu quero investir?

– Faça um controle assertivo:

Organização é fundamental para quem quer investir, para isso invista em planilhas e faça um planejamento financeiro antes de começar. Conheça os seus gastos e receitas, entendendo quanto será possível disponibilizar ao mês para os investimentos.

- Estabeleça e trace metas:

As metas são importantes para saber para onde vão os seus investimentos, sendo também uma forma de incentivo e foco. Você pode traçar metas de curto, médio e longo prazo e ajustar os seus investimentos conforme o cronograma delas. Importante saber que sacrifícios irão ocorrer, como cortar gastos, mas no futuro você vai ver que valerá a pena.

- Faça networking com outras mulheres investidoras:

Busque inspirações e conhecimento com outras mulheres investidoras, isso lhe dará mais segurança e informações. Busque vídeos, livros, palestras e eventos que possam inspirar. O conhecimento e a disciplina são os melhores aliados.

- Invista, mesmo que seja um valor pequeno e que o tempo esteja curto:

Muitas mulheres acham que por não terem uma grande quantia não podem investir, isso é um mito, uma vez que existem investimentos para todos os perfis. O tempo, sabemos que é mais curto para as mulheres que têm jornadas triplas com casa, filhos e trabalho, mas saiba que alguns minutos por mês já são suficientes para acompanhar os seus investimentos. O importante é começar e ter disciplina. Busque as recomendações compatíveis com o seu perfil e vá em frente.

-Conte com um assessor de investimentos:

O mercado financeiro está sempre se atualizando: novas aplicações surgem e novos modelos de negócios se desenvolvem. Por isso, é muito importante que a investidora procure a ajuda de um profissional, pois eles estão sempre em dia com as novidades e tendências do mercado, além de auxiliar nos melhores passos para atingir os objetivos e de acordo com o perfil de cada uma.


Fonte: Camila Comin - assessora de investimentos da Valore Elbrus