Noronha é o parque de diversão nacional do mergulho




A ilha de Fernando de Noronha é considerada no mundo um dos locais mais bonitos e incríveis para visitar. Premiada internacionalmente, como as provindas do TripAdvisor e da revista Travler da Conde Nast, que classificou a praia do Sancho como a mais bonita do mundo em quatro ocasiões (título nos anos 2014, 2015, 2017,2022, Noronha também é o berço do mergulho de todos os tipos, mas em especial para os entusiastas do esporte com cilindro.

Mergulhar em Noronha é viver um mundo de sonhos embaixo d’água. A partir do momento em é colocado o equipamento e a pessoa submerge, ela se depara com um mundo cheio de vida, cores e sons incríveis. São diferentes espécies de corais, peixes e muita vida marinha, sendo que algumas delas só são encontradas na região do arquipélago.

Com 25 pontos de mergulho em mar aberto, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é considerado um dos melhores destinos de mergulho de cilindro do mundo. O arquipélago é um local desejado por muitos mergulhadores, inclusive para realizar o curso com certificação. A ilha é conhecida por suas águas quentes e translúcidas, com visibilidade de até 50 metros.

O mergulho de cilindro, ou mergulho autônomo, em Fernando de Noronha pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive crianças a partir de 8 anos, desde que acompanhado por profissionais certificados e com toda estrutura de segurança no entorno. No caso de mergulhadores que possuam credencial, mesmo sendo nível básico, podem fazer o mergulho credenciado em Fernando de Noronha. O mergulho credenciado é feito em pontos com até 63 metros de profundidade.

Vale registrar que o mergulho com cilindro para quem possui credencial é feito em grupos, sempre com o acompanhamento de dois ou mais instrutores graduados. Um deles deve sempre ir à frente quando há a submersão, funcionando como um guia para o grupo, enquanto o outro garante a retaguarda e a segurança dos mergulhadores.

Caso o visitante não possua nenhuma experiência anterior em mergulho e goza de plena saúde física e mental, existe uma modalidade específica para essa turma. O mergulho com cilindro para iniciantes é chamado mergulho de batismo ou batismo submarino. Neste caso, haverá um instrutor para cada pessoa durante todo o trajeto, após um rápido curso básico sobre o manejo e as técnicas de segurança de todo processo.

Fernando de Noronha tem clima ensolarado praticamente o ano todo, algumas épocas são melhores para a prática de mergulho de cilindro. A temperatura média anual da água em Fernando de Noronha é de 27°C, devido às correntes marítimas que banham a ilha. Essa temperatura é considerada agradável para a prática de mergulho de cilindro.

Vale sempre lembrar que Noronha é um arquipélago formado por 21 ilhas, rochedos e ilhotas, com aproximadamente 26 km² de extensão. Além disso, Fernando de Noronha é um santuário ecológico, berço de diversas espécies da fauna e flora do país, sinônimo de belezas naturais imensuráveis, além de possuir as mais belas praias do país.

- Como chegar a Noronha?

Segundo a Associação de Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), hoje está muito mais fácil acessar o arquipélago, já que a empresa área Azul disponibiliza 8 voos diários em todos os turnos. Esse número é muito maior do que era oferecido no ano passado, apenas dois por dia. São mais voos diários, mais horários de embarque e com muito mais segurança, já que as aeronaves usadas são os ATR-600, uma das mais seguras do mundo. 

Com isso, os turistas podem escolher qual a melhor opção de horário para desembarcar em Noronha. Apesar de as aeronaves serem menores por conta da manutenção na pista, a Azul abriu muito mais horários e os preços das passagens estão mais competitivos e convidativos para quem quiser passar uma temporada no paraíso de Noronha.

Hoje a Associação de Pousadas de Fernando de Noronha reúne 33 pousadas e hotéis que oferecem os melhores serviços da ilha, com muitas facilidades e conforto para todos os perfis de turistas, incluindo os mergulhadores, que irão se encantar com todas as belezas de Fernando de Noronha. 


Fonte: Brenda Dantas