Carnaval: feriado é ideal para as viagens internacionais




O carnaval está chegando e com ele as preparações para a folia. Além dos tradicionais blocos de rua, festas a fantasia e desfiles, o feriado prolongado também é ideal para viajar para fora do Brasil, já que os preços tendem a diminuir após a temporada de férias. 

Cartagena, na Colômbia; Los Roques, na Venezuela; Salar Uyuni, na Bolívia; Deserto do Atacama, no Chile, Arquipélagos de Galápagos, no Equador; Machu Picchu, no Peru; e Ushuaia, na Argentina são os pontos turísticos mais procurados, com destaque para a Argentina que passa por uma crise econômica, causando uma grande desvalorização da moeda.

Além da proximidade dos países e do câmbio favorável, o brasileiro também pode conhecer os vizinhos apenas com o RG já que existe um acordo, começado no Mercosul e depois ampliado para todos os países da América do Sul com exceção das Guianas, que permite aos cidadãos circularem livremente pelas fronteiras portando apenas o documento nacional de identidade, facilitando muito a viagem no feriado. Vale lembrar que é recomendado a utilização do documento de identidade emitido há, no máximo, 10 anos.


- Planejamento:

Depois de escolhido o destino, o ideal é acompanhar diariamente a variação cambial e realizar a compra aos poucos, não sendo recomendável adquirir toda a moeda na iminência da viagem. O planejamento é fundamental para quem busca as melhores cotações, e assim economizar dinheiro.

Além de aplicar a estratégia do câmbio médio, ou seja, fazer a aquisição da moeda estrangeira mês a mês, aconselhamos a diversificar as formas de comprar a moeda. Uma das opções mais tradicionais é a compra de moeda estrangeria em espécie. Levar uma quantidade de dinheiro em ‘’cash’’ é essencial para gastos imediatos na chegada ao destino, e para emergências. Além disso, é possível também utilizar as remessas internacionais para receber dinheiro no exterior. No entanto, vale lembrar que os serviços possuem taxas e impostos diferentes. A compra de moeda ou remessa, por exemplo, tem um imposto de 1.1%, enquanto o cartão de crédito tem 5.38%’.

Vale lembrar que, caso o destino escolhido seja a Argentina, o brasileiro pode contar com a cotação mais favorável possível através da Western Union, quando realiza uma remessa de dinheiro através do aplicativo, site ou mesmo em uma loja física no Brasil.


Fonte: Ricardo Amaral - Head da Western Union Brasil.