Qual emprego seu nível de inglês permite?



Trabalhar no exterior recebendo em uma moeda valorizada é uma das maiores metas dos intercambistas. Felizmente, a Irlanda é um dos países que mais oferece essa oportunidade aos brasileiros. Independentemente do nível de inglês, existem diversas vagas disponíveis com remunerações atrativas – as quais, conforme os estudantes vão ganhando fluência no idioma, podem se tornar ainda maiores para que consigam juntar uma boa quantia e investir em seus objetivos pessoais e profissionais.

A motivação em conseguir um emprego no país é o que atrai 33% dos brasileiros que viajam para a Ilha Esmeralda, segundo dados coletados pela Unleashe. Afinal, a Irlanda é um dos únicos destinos que permite que os estudantes trabalhem enquanto estudam, em jornadas aproximadas de 20 horas semanais que podem se estender até 40 horas semanais nos períodos de férias e recesso escolar.

Enquanto estiverem no país, é possível recuperar toda a quantia investida no intercâmbio, e ainda ter uma quantia extra para viajar ou economizar. Favoravelmente a essa missão, o governo irlandês aumentou o salário-mínimo dos intercambistas para $ 11,30 euros por hora trabalhada, o que certamente atrairá mais pessoas a conquistarem essa experiência na região. Ainda mais, em meio a tantas vagas flexíveis que permitam aos estudantes uma maior liberdade de escolher aquela mais alinhada a suas expectativas e necessidades.

- Nível básico: 

Para aqueles que chegam ao país com nenhum ou pouco conhecimento no inglês, os empregos mais comuns a serem ocupados são de cleaner (limpeza), com uma remuneração média de $ 12 euros por hora; kitchen porter (ajudante na limpeza da cozinha em pubs e restaurantes), recebendo cerca de $ 15 euros por hora; e housekeeper (camareira), podendo ganhar por volta de $ 13 euros por hora. Em todas, não há praticamente nenhuma necessidade de conversação com o público, o que facilita que desempenhem suas funções ainda enquanto estão no início deste aprendizado.

- Nível intermediário:

Quem já consegue arriscar um pouco no idioma, costuma se aventurar em posições que tragam essa interação. Vagas de waiter (garçom), com uma margem de $11 euros por hora; floor staff (auxiliar de lojas), também recebendo cerca de $ 11 euros a hora; e home care (cuidadores de crianças e idosos), por uma média de $ 17 euros por hora, são as vagas mais ocupadas por esses intercambistas.

- Nível avançado:

Já aqueles que conseguem manter uma conversação sem grandes dificuldades, as oportunidades se expandem. Fora todas as vagas anteriores, é comum que muitos busquem se aplicar para cargos em suas próprias áreas de formação, uma vez que muitas podem oferecer o visto de trabalho aos estrangeiros. Existe uma lista oficial no site do governo irlandês com as profissões que se enquadram nessa possibilidade – as quais, em sua maioria, são aquelas que exigem habilidades técnicas específicas, como é no caso da área de engenharia ou de tecnologia da informação.

Fazer um intercâmbio na Irlanda pode abrir muitas portas, seja qual for sua área de atuação. O país oferece muitas oportunidades para todos os perfis, permitindo que até mesmo quem não tenha muita afinidade com a língua consiga dar os primeiros passos nessa jornada. Mas, todo sucesso depende de um forte planejamento desde o início, principalmente se tratando de experiências no exterior.

Antes mesmo de embarcar, é importante preparar seu currículo ao padrão europeu, formatando o documento no idioma local e destacando as informações mais importantes de sua jornada. Ainda, não é preciso esperar aterrissar para entrar em contato com o inglês. Existem diversas plataformas com cursos online completos que facilitam esse aprendizado no conforto de casa. Caso se preparem desde o começo, as chances de conquistar feitos incríveis serão certeiras.


Fonte: Ana Paula Machado - gerente de vendas e marketing Brasil da SEDA College.