Profissionais brasileiros recorrem ao visto EB3




Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido no Brasil, morar e trabalhar nos Estados Unidos se tornou uma opção viável para brasileiros que são elegíveis em algumas modalidades de visto no país.

O Visto EB3, por exemplo, que concede um Green Card aos seus portadores, é uma autorização de residência permanente nos EUA, destinada a trabalhadores que possuem uma oferta de emprego no país norte americano.

Essa modalidade foi criada para manter o mercado de trabalho americano aquecido. Existe uma carência de profissionais em algumas áreas, e a possibilidade de trazer imigrantes de outros países, juntamente com suas famílias, é uma maneira de manter o mercado funcionando enquanto os cidadãos americanos não estão dispostos ou não tem conhecimento para preencher determinadas vagas.

Existem algumas categorias que devem ser consideradas na hora de solicitar um visto EB3. Os ‘trabalhadores qualificados’, por exemplo, precisam comprovar experiência de ao menos dois anos em sua área de formação. 

Por outro lado, na modalidade "profissional", o visto é emitido para estrangeiros que tenham grau escolar superior ou equivalente ao que é requisitado aos trabalhadores americanos para aquela determinada ocupação. Vale lembrar que não podem ser vagas temporárias, mas sim trabalhos definitivos.

Existe, também, a categoria “unskilled”, que dispensa esses dois anos de treinamento que são necessários na categoria de “trabalhadores qualificados”. Essa modalidade de visto se popularizou muito nos últimos anos, principalmente por contar com um processo mais simples e rápido se comparado com as outras categorias. A não necessidade de qualificação profissional em uma área específica, faz com que muitas pessoas mostrem interesse pela aplicação de um visto EB3 vinculado a categoria ‘unskilled’”.

Alguns dos principais pontos de destaque para aplicação do visto EB3 unskilled são:

- O solicitante não pode ter registros criminais;

- Obrigatoriedade de um exame médico comprovando bom estado de saúde;

- Não exige investimento nos Estados Unidos;

- Não exige nível superior de estudo nem especialização de determinadas áreas;

- Não exige fluência em inglês durante a entrevista no consulado.

Com todos os trâmites executados e a solicitação de visto aprovada, o trabalhador terá direito a levar sua família para os Estados Unidos, mas existem restrições. Além de conceder um Green Card, cônjuge e filhos menores de 21 anos, solteiros e não emancipados, podem acompanhar o solicitante. Os EUA permitem que o cônjuge tenha uma autorização de emprego, facilitando a transição de toda a família para o país.


                     
                          
Fonte: Daniel Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC.