Principais tendências do setor imobilário para 2023




Um levantamento realizado pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), mostrou que 62% dos empresários do setor acreditam que o mercado imobiliário em 2023 estará um pouco ou muito melhor do que em 2022.

O setor imobiliário é um grande motor para o crescimento do país e para geração de empregos e o Brasil hoje se destaca em relação aos outros países. Além da projeção de crescimento, o setor está cada vez mais consolidado e forte para as mudanças que devem ocorrer.

A gente acredita que nesse cenário de retomada pós pandemia, o mercado imobiliário e a indústria da construção civil serão protagonistas. Grandes investimentos no exterior passam por estes setores, e no Brasil não será diferente. O mercado imobiliário vai se tornar ainda mais punjante, protagonista, é uma engrenagem que precisa ser acelerada novamente para ver um novo ciclo de crescimento.

Tendências do setor para 2023:

- Novos lançamentos:

De 2021 para 2022, o crescimento na venda de imóveis foi de mais de 46%, de acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Para 2023, a expectativa de investidores e incorporadores é que esses números se mantenham estáveis considerando que, no primeiro semestre do ano passado, as vendas de imóveis superaram o número de lançamentos.

Salas comerciais:

Após o pico da pandemia, cujo home office se tornou o principal formato para as empresas devido ao isolamento social, muitas organizações adotaram o modelo híbrido e, em outros casos, retomaram gradativamente as atividades presenciais. A busca por espaços corporativos bem localizados se dá pela maior facilidade de fechar negócios, uma vez que se está em evidência, como é o caso de empresas de grande porte. Para Hermolin, essa tendência deve se intensificar em 2023, com mais corporações retomando aos escritórios físicos ou buscando novos ambientes de trabalho.

- Ambientes imersivos:

Pensando em otimizar o tempo de quem está em busca de um imóvel mas tem diversas responsabilidades no dia a dia, uma solução é a visita virtual ao local, que agora é possível graças à ferramentas tecnológicas que são cada vez mais uma tendência no setor imobiliário. De acordo com Hermolin, há alguns anos as pessoas visitavam, em média, 20 imóveis para fazer uma compra; hoje, com a possibilidade de realizar visitas virtuais, esse número reduziu para 4 a 5 visitas. Uma dessas ferramentas é o metaverso, que nada mais é do que uma opportunidade de aumentar a assertividade e o ganho de tempo dentro da escolha do ativo mais importante para os consumidores e que promete ser uma nova fronteira de negócios, relações e possibilidades para o setor ao longo dos anos.



Fonte: Claudio Hermolin - Country Manager da eXp Brasil - primeira imobiliária digital imersiva no metaverso do mundo