Os três melhores destinos de intercâmbio para 2023



Fazer um intercâmbio vai muito além do que apenas aprender uma língua estrangeira. Aqueles que se aventuram nessa jornada adquirem um crescimento pessoal inimaginável, se aprofundando em culturas completamente diferentes, costumes locais, rotinas de trabalho e muitas outras vivências marcantes. Existe um mundo inteiro afora para descobrir e passar por essa experiência incrível – mas, qual o melhor lugar para garantir essas conquistas?

Muitos fatores devem ser levados em consideração nessa escolha, não devendo se limitar apenas à questão financeira. Afinal, ao contrário do que muitos acreditam, hoje existem diversas opções de curso acessíveis que podem ser pagos, até mesmo, enquanto o estudante estiver no país. A escolha do seu destino de intercâmbio deve abranger uma análise detalhada sobre o que cada lugar oferece em termos de estudo e trabalho, assim como as características culturais e climáticas que se aproximem de sua preferência.

Após restrições severas durante a pandemia, a busca por um intercâmbio voltou a ferver. Segundo dados divulgados pela Fragomen, apenas no primeiro trimestre de 2021, um aumento de 30% nessa intenção. Para auxiliar os futuros intercambistas nessa decisão, confira os três destinos mais cobiçados para embarcar em 2023:

Austrália: 

Dono de uma vantajosa diversidade cultural e clima semelhante ao Brasil, a Austrália sempre esteve na lista dos países mais buscados para intercâmbio. Só em 2021, o país foi buscado por 58,5% dos candidatos, de acordo com um estudo compartilhado pela Belta. 

Com diversas opções de cursos que permitem sua conciliação com oportunidades profissionais, um de seus maiores pontos a favor é a não limitação de jornadas de trabalho a intercambistas, em uma medida temporária frente ao permanente cenário de Covid19 – permitindo que busquem por vagas que se encaixem em suas rotinas e demandas. 

Ainda, existem a disponibilidade de cursos à noite, o que facilita a contratação em jornadas integrais sem que prejudiquem seus estudos. É uma das regiões com melhor custo-benefício, considerando a possibilidade de conquistarem amplas jornadas de trabalho por um salário-mínimo elevado (no valor de AUD 21,38) e seu turismo encantador por suas paisagens naturais.

 Irlanda:

Não há como falar sobre os melhores destinos de intercâmbio, sem mencionar a Irlanda. Abrigando cerca de 75% de brasileiros atualmente dentre o total de intercambistas, segundo dados da Embaixada de Dublin, se destaca por suas oportunidades de trabalho e estudo com um dos maiores salários-mínimos da Europa – o qual será elevado para €11,30 a partir de 2023. 

Todos que viajam ao local conseguem recuperar rapidamente o dinheiro investido, podendo guardar ainda uma boa quantia e investir em viagens no tempo livre. Afinal, sua localização privilegiada no continente favorece que os intercambistas conheçam diversas regiões europeias por custos extremamente baratos, compondo um custo-benefício atrativo para programas de diferentes durações a serem escolhidas conforme as necessidades de cada um.

Canadá: 

Com duas línguas oficiais (inglês e francês), não faltam motivos que fazem com que o Canadá sempre apareça nos destinos mais cobiçados de intercâmbio. Dispondo de programas de curta e longa duração, abriga algumas instituições de ensino completamente renomadas em suas principais cidades, fora suas amplas oportunidades profissionais. 

Recentemente, inclusive, o governo local suspendeu a limitação de 20 horas semanais de trabalho aos estudantes, visando atrair um maior número de estrangeiros para suprir sua alta demanda de mão de obra. A medida incentiva que muitos imigrantes tenham a oportunidade de obter uma valiosa experiência de trabalho no país, recebendo salário em uma das moedas mais valorizadas do mercado.

Escolher o melhor destino de intercâmbio é uma questão completamente pessoal. Cada um possui suas preferências culturais, climáticas e desejos de estudo e trabalho, que devem ser comparados com as oportunidades que cada país oferece a fim de buscar o match perfeito entre essas características. 

É claro que essa vivência no exterior trará certos desafios, mas aqueles que tomarem um passo rumo à essa jornada certamente vivenciarão experiências que ficarão marcadas por toda a vida.


Fonte: Danilo Veloso