Gestão profissional de fortunas garante perpetuidade do patrimônio




A conquista de um patrimônio normalmente é resultado de muito esforço e dedicação, além da busca pela tomada correta de decisões ao longo do tempo. Mas como manter esse patrimônio preservado, de forma com que se perpetue, inclusive, ao longo das próximas gerações? A resposta pode estar no serviço de gestão de fortunas.

Um serviço de gestão de fortunas é para todos que possuem patrimônio acumulado e até mesmo para quem está planejando acumular e precisa de orientação. Um gestor de fortunas pode lhe auxiliar de forma precisa sobre o seu plano de crescimento patrimonial, considerando coisas como apetite ao risco, tempo, fase de vida etc. Ele pode oferecer assessoria no seu planejamento até sua aposentadoria, apresentando os riscos e possibilidades mais adequados a cada perfil.

Com as novas tecnologias, não existe tamanho mínimo para que se tenha um serviço especializado. Ele afirma que o atendimento pode ser feito de várias formas, abrangendo desde o uso de inteligência artificial sem interação com pessoas ou por um consultor pessoal. “Em geral, o serviço será cobrado em forma de tarifa, que pode ser sobre o patrimônio total administrado, fixa ou sobre desempenho.

E qual o melhor momento para se procurar um serviço de gestão de fortunas? De acordo com o especialista, quanto antes, melhor. Isso porque um bom profissional poderá ajudar em qualquer fase da formação patrimonial, inclusive na preservação perene de uma fortuna familiar.

Um bom profissional conhece vários instrumentos que podem impedir a destruição de um patrimônio. Um exemplo muito comum é a criação de trusts familiares com regras pré-estabelecidas de utilização das fortunas, além de estruturação de distribuição de ativos com potencial de longo prazo como, por exemplo, fundos de private equity, fundos de renda fixa e variável, ações de empresas estabelecidas, cripto ativos e outros”, completa.

Ao procurar um gestor de fortunas, o potencial cliente verifique seu histórico profissional e cheque se ele possui as licenças necessárias para operar nos mercados em que está atuando. Além disso, é importante fazer uma investigação sobre seu passado, sem deixar de verificar suas referências de mercado e clientes que são ou foram atendidos por ele.


Fonte: Maurício Zanetti - CEO da KRYP.TOOLS, empreendedor e consultor de empresas.