Dicas para comprar imóveis online com segurança em 2023

 



A transformação e potencialização do digital por conta da pandemia de Covid 19 alcançou os mais diversos setores do comércio, como é o caso do mercado imobiliário. Segundo dados da Criteo, empresa especializada em pesquisas e dados, em junho de 2021, o crescimento do consumo online no segmento foi 402% maior que no mesmo período de 2020. Agora, em 2023, esse mercado indica ser o presente e o futuro do ramo.

Por isso, empresas e plataformas têm se adaptado cada vez mais ao formato digital, como é o exemplo da Resale, outlet imobiliário especializado na venda de imóveis com preços abaixo do mercado. A proptech realiza campanhas que duram o ano todo oferecendo descontos atrativos e condições exclusivas de compra

Porém, ao mesmo passo em que a praticidade chama a atenção dos consumidores que buscam adquirir novas propriedades, é necessário que os mesmos estejam atentos a possíveis fraudes e golpes.

Dados do levantamento realizado pela Unico, IDTech brasileira especializada em dados e identidade digital, sobre fraudes no e-commerce mostraram que até setembro de 2022, a empresa identificou mais de 3,3 milhões de tentativas de negociações fraudulentas no meio digital.

Dicas de como fazer compras de forma segura no meio digital:

Quais são os principais cuidados que o consumidor deve ter na hora de comprar pela internet?

- Pesquisar sobre empresa da oferta:

É importante que o consumidor consulte a empresa por trás da venda. Especialmente no caso de imóveis que possuem alto valor, vale checar diretamente com os vendedores, por exemplo, os Bancos, se a empresa ou site onde o imóvel está publicado é autorizado para realizar a venda.

- Checar a documentação do imóvel:

Outra dica é avaliar a certidão de matrícula do imóvel para saber se o imóvel pode ser comercializado. Nesse ponto é sempre importante ter a assessoria de um advogado ou corretor de imóveis especializado.

- Não realizar pagamentos adiantados:

Uma característica comum nas fraudes é o pedido de pagamentos antecipados. Nunca os realize sem ter certeza de que a empresa é séria e que o processo de compra exige isso.

- Bônus: Verifique os domínios dos sites

Um domínio se refere ao endereço do site. Para evitar golpes, é importante optar por URLs registradas no Brasil. Além disso, através da plataforma Registro.br é possível verificar o dono do site e confirmar se o mesmo tem ligação com a empresa e se ela realmente existe.


Fonte: Bruna Beato  

Comentários