Vinho de talha ganha nova rota turística no Alentejo




O Alentejo, maior região de Portugal e situada ao sul de Lisboa, possui inúmeros vestígios da época em que o Império Romano ocupou a área. A marca deste povo está na cultura e nas tradições locais, como é o caso da produção do milenar vinho de talha.

Conhecido por seu paladar encorpado e intenso, o vinho de talha é uma bebida produzida seguindo conhecimentos milenares, passados de geração em geração há mais de dois mil anos sem sofrer quase nenhuma modificação com o tempo.

Agora, a famosa iguaria ganhou uma rota turística, a ‘Rota do vinho de talha’, que passa por 22 municípios alentejanos que se uniram para promover esta técnica milenar e potencializar seus territórios.



Fazem parte da rota os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arronches, Borba, Beja, Campo Maior, Cuba, Elvas, Estremoz, Évora, Ferreira do Alentejo, Marvão, Mora, Moura, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Santiago do Cacém, Serpa, Viana do Alentejo e Vidigueira.

A rota é ideal para os turistas que desejam participar de um programa especial dedicado ao vinho. O roteiro contempla visitas a adegas, restaurantes, alojamentos e espaços museológicos associados ao ancestral vinho de talha no território.

A produção do vinho de talha foi submetida a uma candidatura a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco e aguarda a sua nomeação. Além disso, a bebida também aguarda a inscrição no Inventário Nacional do Patrimônio Cultural Imaterial.


- Sobre o Alentejo:

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. 

Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é cofinanciada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 


Fonte: Lisia Minelli