Quais as melhores áreas para se investir atualmente?

 


A transição governamental no Brasil segue pautando as reações do mercado financeiro a cada dia. A cada nome da chamada equipe de transição que é anunciado, ativos acabam subindo ou caindo dia após dia. Muito disso se dá pelo simples fato de que podemos ter uma mudança na condução econômica do país, que está saindo do governo Bolsonaro para um novo governo.

Dois exemplos bem fáceis de entender são a Petrobras e o Banco do Brasil. Nos últimos dias eu tenho sido questionado por muitas pessoas sobre onde investir.

As empresas estatais ligadas diretamente ao Governo devem estar mais expostas a intromissão federal. Ambas as empresas que mencionei estão muito baratas e atualmente pagando ótimos dividendos. Porém, a chegada de um novo governo pode deixá-las em situação delicada para os investidores, isso porque há uma sinalização de que não se dará muita importância a quem investiu nessas empresas.

Ainda falando dessas duas empresas, hoje é mais delicado investir na Petrobras e o Banco do Brasil é o que deve sofrer menos, sendo ainda um bom investimento. É preciso lembrar que ações são investimentos a longo prazo. Se você tem uma estratégia bem definida, vai acabar aproveitando as oportunidades que o mercado apresenta, cenário atual pode ser considerado bom: nas crises é que encontramos os melhores negócios. Quando tudo está indo muito bem é difícil encontrar boas oportunidades no mercado.

A diversificação se torna cada vez mais importante no cenário atual. Invista em Fiis, Renda Fixa, Ações nos Estados Unidos e no Brasil (...) mas o fundamental é: tenha paciência.




Fonte: André Janeiro Dias - sócio da Holding DIAS&DIAS