Natal: como celebrar sem prejudicar o Meio Ambiente?




Os dois últimos meses deste ano são marcados por três grandes acontecimentos: Natal, Ano Novo e Copa do Mundo. As datas têm em comum o aumento no volume de compras, e para entender melhor o comportamento das pessoas, uma pesquisa realizada pela Vitamina Pesquisa, mapeou em qual evento o consumidor pretende gastar mais. O Natal passou a frente de todas as comemorações, preferido por 73% dos participantes da pesquisa.

Com o Natal, chegam às reuniões familiares, luzes, árvores e presentes. Uma época onde é comum que aconteçam exageros, incluindo o crescimento no consumo de recursos naturais como água, energia e até mesmo matéria-prima, além da emissão de poluentes e geração de resíduos em excesso. Todo esse processo traz um impacto ambiental negativo para o planeta, mesmo que a princípio seja invisível para quem está celebrando.

Para ambientalistas, a data pode ser comparada a um dos maiores desastres ambientais do ano no mundo. Por essa razão, o consumo consciente é fator fundamental para que seja possível reduzir o impacto ambiental desta época do ano. A TerraCycle, líder global em soluções de reciclagem e da plataforma de reuso, entende que a mudança de hábito é uma atitude individual extremamente significativa.

O consumo consciente é o ato de criar uma percepção de suas aquisições, entender o impacto de cada item, positivo ou negativo, em vários aspectos como economia, natureza e sociedade. Cada um pode contribuir e começar essa mudança, com ações simples e pequenos ajustes na rotina.

Diante disso, pensando em ajudar a sociedade a entender os impactos ambientais causados e assim diminuir as consequências geradas, fiz uma lista com pequenas ações, que podem ser feitas de maneira individual. Essas atitudes são de grande auxílio para minimizar os prejuízos sofridos pelo meio ambiente nesta época:Substituir os copos descartáveis por garrafas ou canecas;

- Trocar o carro pela bike ou caminhada quando possível;

- Listar e comprar somente o que foi necessário;

- Fazer compras somente quando houver necessidade, e não por impulso;

- Tomar banhos rápidos;

- Separar e reciclar seu lixo doméstico;

- Utilizar menos folhas sulfites sem necessidade;

- Desapegar da sacola plástica e fazer da ecobag sua melhor amiga;

- Descartar o óleo de cozinha corretamente;

- Apagar as luzes de Natal durante a madrugada.

O consumo excessivo em grandes datas varejistas faz com que compras ou descartes inapropriados dos produtos contribuam ainda mais para que ocorra o esgotamento dos recursos naturais do planeta, mas é possível contornar a situação. Não precisamos de muito para criar um cidadão consciente de seu papel na sociedade e na preservação do meio ambiente. Poucas mudanças de rotina e atenção às suas necessidades de consumo são o primeiro passo para mudar o cenário ambiental.




Fonte: Renata Ross - gestora de Marketing e Relacionamento da TerraCycle,