Cartão de crédito: herói ou vilão?





O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados pela população brasileira. 70% dos brasileiros que possuem cartão de crédito têm 3 ou mais cartões, segundo pesquisa do Serasa. Diante desse cenário, 86,2% das dívidas nos lares paulistanos registradas no mês de outubro vêm do cartão de crédito, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da FecomercioSP. 

Mas quem define se o cartão de crédito é o herói ou vilão da sua conta bancária é você. Com planejamento e organização, não há o que temer na hora de encarar a maquininha.

Veja cinco dicas para usar o cartão de crédito sem prejudicar as suas finanças:

- Usar o cartão pra tudo vale a pena?

Cartão de crédito, crédito pessoal, crédito de veículo, crédito habitacional, entre outros, são tipos diferentes de crédito criados para funcionar com objetivos específicos. Usar o cartão de crédito, por exemplo, para pagar a reforma da casa ou pedir um crédito pessoal para cobrir o cheque especial são escolhas que, provavelmente, vão deixar qualquer pessoa endividada. Por isso, pense que o cartão de crédito é uma ferramenta à disposição do seu planejamento financeiro, e deve ser usado com responsabilidade, pensando se realmente é necessário utilizá-lo para todas essas finalidades.

Agora, para as compras do dia a dia, concentrar tudo em só um cartão é um ótimo começo para se organizar. E o cartão de crédito pode ser aliado porque você vê sempre na fatura aberta o quanto está gastando no mês (desde que lembre-se que é você que vai pagar). Aqui vale a dica 3, sobre o uso consciente do limite.

- Saiba quais são as taxas do seu cartão de crédito:

Sabia que os juros de um cartão de crédito podem ser maiores do que os de um crédito pessoal? É por isso que, apesar de parecer mais fácil de usar, é importante saber todas as taxas que podem vir com seu cartão. Se você não pagar a fatura no dia certo, por exemplo, vai se deparar com a multa por atraso, que varia conforme o valor não pago, mas pode chegar a 2% ao mês, e com a mora, que também pode variar e vai até 1%. Além disso, quando você atrasa ou paga só o mínimo, o valor da fatura que faltou entra no crédito rotativo. Com isso, as taxas de juros podem chegar até 20,99% ao mês e 883,95% ao ano.

Por isso é tão importante saber quais são as taxas dos seus cartões, se há taxas de anuidade, emissão de segunda via do cartão, saque, uso para pagamento de contas e pedido de avaliação emergencial do limite de crédito, tudo isso pesa e precisa ser colocado na ponta do lápis.


- Limite é exceção, vale usar menos:

A frase "se tem limite é para usar" é muito comum entre as pessoas que utilizam cartão de crédito, mas quem faz um bom planejamento financeiro sabe que não é bem assim. O limite existe por um motivo, e é um bom aliado, mas não é porque ele está lá que deve ser gasto todo mês. Na hora de colocar no papel quanto você pretende gastar mensalmente, tente estabelecer um limite menor do que o "oficial" para o cartão de crédito.

A melhor forma de garantir que você tem cobertura para imprevistos é ter o valor do limite do seu cartão de crédito guardado em algum lugar. Essa é uma boa forma de começar a separar dinheiro. Se uma reserva de emergência parece difícil, tente deixar o valor do limite lá, parado.


- Cheque sua fatura:

Quando você deixar de verificar a fatura do seu cartão de crédito com frequência, você pode esquecer o quanto já gastou, e se realmente ainda pode gastar mais. É importante ter esse controle para não passar o limite do seu orçamento, e que você consiga pagar no fim do mês, evitando entrar em uma dívida.

- Compras parceladas:

Ao utilizar o cartão de crédito para compras parceladas, lembre-se de fazer a conta para saber se realmente vai conseguir pagar essas parcelas, e se este parcelamento é necessário. Algumas compras podem acumular juros quando parceladas e, neste caso, pode ser mais vantajoso comprar quando estiver com o valor cheio.


Fonte: Monique Azeredo