A importância do estágio no desenvolvimento de profissionais 




Existem diversas características que compõem um profissional. Algumas habilidades importantes podem, inclusive, ser adquiridas ao longo da trajetória de cada pessoa. O trabalho em equipe e a capacidade de delegar e se adaptar a diferentes situações são alguns exemplos do que se pode aprender ao longo de uma carreira. Mas isso depende de um processo composto por diferentes fases. Muitas vezes, é no momento do estágio que se inicia o contato com situações que irão proporcionar esse desenvolvimento.

O estágio na área profissional escolhida tem um peso importante na carreira de qualquer profissional em formação. Isso porque, além de fazer parte do processo acadêmico, sendo uma exigência das universidades, a experiência de estagiar contribui para que o estudante se prepare para o mercado de trabalho da melhor forma possível. O estágio é, quase sempre, o primeiro contato de um profissional com seu mercado de atuação.

Um estagiário que já trabalha muito bem em grupo pode, por exemplo, se dedicar ao desenvolvimento de seu raciocínio crítico individual, trazendo para a empresa ideias que surgiram a partir de suas próprias experiências, inclusive como cliente da marca, e do dia a dia na faculdade. Além disso, quando uma companhia dá aos seus colaboradores o devido estímulo à criatividade, o que é comum nas empresas de inovação e tecnologia, são criadas novas e importantes situações desafiadoras, que também podem ser traduzidas como grandes oportunidades de aprendizado prático para esse grupo específico.

Ao contrário do que se pensa, o programa de estágio não é um espaço em que apenas a empresa e seus colaboradores mais experientes oferecem conhecimento aos estudantes. Companhias que sabem aproveitar iniciativas como essa, podem se beneficiar do conhecimento recém-adquirido, da curiosidade e, principalmente, das ideias frescas que os estagiários tendem a trazer. Imagine uma roda de conversa entre estagiários e colaboradores de diferentes gerações da empresa. Enquanto uns podem colaborar com sua experiência, outros podem compartilhar conhecimento sobre novas plataformas e perspectivas, gerando uma poderosa troca de conhecimento que, se bem aproveitada, pode impactar na criação de novas ações da companhia.

Essas são algumas das práticas adotadas pela Samsung em seu Programa de Estágio. Em um ambiente de trabalho inovador e aberto a novas ideias, a empresa carrega em seu DNA uma cultura de trabalho em equipe, em que todos os colaboradores e parceiros entendem a importância de seu trabalho, individual e em grupo, para que os objetivos da marca sejam alcançados. Dessa forma, os estagiários da empresa também são totalmente integrados à equipe desde o momento de sua chegada. E durante todo o programa, são constantemente lembrados do valor de seu trabalho para que a empresa atinja seu propósito.

No Programa de Estágio da Samsung, os candidatos selecionados passam por frequentes avaliações de desempenho e feedbacks com a área de Recursos Humanos. Com isso, durante todo o programa, eles têm o suporte necessário para aprimorar suas habilidades ao máximo e adquirir novas competência. Esse acompanhamento é também uma oportunidade para que cada estagiário avalie pontos de melhoria em sua própria atuação, o que a longo prazo pode contribuir para obter o sucesso esperado em sua carreira.

Pela primeira vez em todas as edições do Programa de Estágio da Samsung, o modelo de trabalho híbrido é um diferencial para os estudantes que desejam otimizar seu tempo de estudo. Em 2022, a companhia adotou essa modalidade para todos os seus colaboradores, entendendo que é um fator importante para elevar a qualidade de vida dos profissionais, independentemente de seus cargos ou áreas de atuação. É importante que cada vez mais empresas entendam que essa opção representa uma flexibilidade e autonomia importantes para que os colaboradores alcancem seus objetivos, inclusive acadêmicos.


                                                                                                                                                                      

Fonte: Fauze Diab - diretor de recursos humanos na Samsung Brasil.

Comentários