Estresse financeiro tem afetado grande parte dos brasileiros


                                         


Preocupações com as finanças pessoais podem desencadear sintomas físicos e mentais, alertam especialistas.

Um problema sério e que tem afetado muitos brasileiros: o estresse financeiro. Mas, você sabe o que é e como combater essa doença da vida moderna? Segundo especialistas, as preocupações com as finanças pessoais e a falta de organização para gerenciá-las têm desencadeado sintomas físicos como falta de sono, irritabilidade, ansiedade e mal-estar.

Equilibrar a balança das finanças mensais não é uma tarefa fácil e, para tanto, exige ter disciplina e muita organização. De acordo com um estudo realizado pela fintech Onze, esses sintomas ocasionados pela preocupação com as finanças têm atingido três em cada quatro brasileiros. As mudanças de humor e a queda na produtividade no trabalho é outro problema relatado pelos entrevistados.

O levantamento ouviu 1.603 pessoas, todas elas trabalhadoras remuneradas em regime CLT. Apenas 17,8% disseram que cobrir os gastos e ainda poupar dinheiro é uma tarefa possível. Já 42,7% disseram que a renda atual cobre os gastos, mas não permite que reservas sejam feitas. Outros 33,7% confidenciaram que os gastos são maiores que a renda mensal. As preocupações com o dinheiro afetam, inclusive, o desempenho no ambiente de trabalho. Foi o que afirmaram 30,6% dos trabalhadores ouvidos pela pesquisa.

Segundo o professor Marco André Ramos, coordenador pedagógico dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), o segredo para evitar o estresse financeiro está na disciplina. “É preciso ter disciplina e organização financeira para não passar por um quadro de estresse financeiro. Esse problema, infelizmente, é uma realidade para milhões de trabalhadores. Por isso é de extrema importância ter organização para colocar a saúde financeira em dia e manter a balança da gestão do próprio dinheiro equilibrada”, orienta.



Fonte: Grupo Tiradentes