Copa do Mundo 2022 nas empresas



No dia 18 de novembro, a Copa do Mundo 2022 será iniciada oficialmente. E não houve 7 a 1 que fizesse o brasileiro desistir dessa paixão nacional. A questão é que, como em praticamente todas as outras, os jogos serão realizados em horário comercial, o que faz com que as empresas precisem definir com os colaboradores como se organizar neste período.

Vale destacar que não é obrigatório que elas liberem seus profissionais para assistir às partidas. Mas, a flexibilização proporciona um ambiente empresarial mais harmônico.

Trata-se de um benefício muito bem visto, uma vez que se trata de uma tradição. Fortalece o vínculo com o profissional e não costuma acarretar em falta de produtividade, pelo contrário, a satisfação por poder acompanhar o jogo com tranquilidade cria um bom ambiente e gera boa reputação para os contratantes.

A flexibilização não tem regras e fica a critério da empresa. Algumas podem conceder folgas, compensadas por meio de banco de horas, outras liberam os funcionários mais cedo ou possibilitam o trabalho remoto, mesmo quando o trabalho é 100% presencial.

Para empresas em que os profissionais não podem se ausentar do local de trabalho, uma boa alternativa é possibilitar a exibição das partidas em algum espaço compartilhado.

É uma oportunidade de socializar e muitas empresas apostam em comes e bebes, decoração especial e até mesmo na organização de “bolões”, valendo premiação entre a equipe.

Caso estejamos falando de um sistema de escala, ele tem de valer para todos e a liberação para assistir ao jogo também tem de ser estendida a cada um dos colaboradores.


Fonte: Gabriela Mative - diretora de operações da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país.