Conheça os encantos da cidade alentejana de Santiago do Cacém


                            


Santiago do Cacém é uma agradável cidade localizada na região do Alentejo dominada por um castelo e pelas fascinantes ruínas romanas de Miróbriga. Passear por suas ruas estreitas de pedra é como fazer uma viagem pelo tempo em um vilarejo que é puro charme. 

Rodeado por paisagens rurais que se estendem até perder de vista e diversos cenários românticos e fascinantes, é o destino perfeito para conhecer em uma visita ao Alentejo.

A melhor forma de apreciar o antigo centro, localizado na encosta leste do cerro do castelo, é percorrendo suas ruas estreitas e íngremes e descobrindo atrações e pontos de interesse em cada canto. Do centro da cidade ao castelo no alto no cerro são cerca de 15 minutos de caminhada. Vista do alto do castelo, do Passeio das Romeirinhas, que circunda a fortaleza, a paisagem que rodeia Santiago do Cacém é deslumbrante.

No coração do centro histórico encontram-se o castelo e a Igreja Matriz de Santiago, ambos monumentos nacionais. De origem moura e anterior ao século 9, o castelo ainda apresenta traços da fortificação muçulmana com suas torres quadrangulares e cubelos semicilíndricos, além de sua torre de menagem.

Destacam-se ainda o Pelourinho de Santiago, os Antigos Paços do Concelho, a Igreja da Misericórdia de Santiago do Cacém, a Torre do Relógio, o Hospital do Espírito Santo, a Antiga Casa do Prior, a Antiga Casa da Colegiada e o Palácio da Carreira, além de outras edificações atribuídas ao período islâmico que formam um valioso patrimônio arquitetônico.

Junto à cidade, o sítio arqueológico de Miróbriga é outra importante atração da região que abriga vestígios da época romana, como as ruínas do antigo fórum e do hipódromo. Escavações feitas onde hoje localizam-se as ruínas romanas mostram que a região foi habitada desde a pré-história, mais concretamente desde o século 1 a.C.

- Relação com o Brasil:

Os brasileiros que visitam a cidade alentejana não podem deixar de ver a placa em homenagem à Martim Soares Moreno, na Praça Conde de Bracial. Há 400 anos, este filho de Santiago do Cacém foi nomeado o primeiro capitão-mor do Ceará e é considerado o fundador desse estado. Historiadores brasileiros atribuem a ele grande importância na conquista de territórios franceses e holandeses para a formação do Brasil.

- Sobre o Alentejo:

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. 

Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. 

A promoção turística internacional do Alentejo é cofinanciada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 


Fonte: Lisia Minelli