Como a gestão financeira pode ser útil em tempos de crise?

                          


Economizar sempre foi algo que o brasileiro teve dificuldade, entretanto, em tempos de crise sanitária e econômica, é de extrema importância uma boa gestão financeira pessoal para evitar gastos desnecessários e situações de dívidas e falta de dinheiro.

A gestão financeira pessoal é um problema não só no Brasil: a população mundial tem suas finanças comprometidas pelas suas necessidades diárias. Ter conhecimento das finanças pessoais é ter estratégias para que não caiamos em desejos supérfluos ou em dívidas que podem comprometer a nossa renda, ficando cada vez mais endividados.

Sempre que for as compras de supermercado: faça uma lista e a siga com rigor, e é importante não ir ao supermercado próximo das refeições pois a fome é a inimiga dos gastos supérfluos. Ou, na troca de carro, não compre se as prestações irão comprometer seus rendimentos a ponto de, se por acaso adoecer, não poder honrar o pagamento das suas parcelas.

Em tempos de crise, a gestão financeira se torna ainda mais importante, pois é quando as pessoas precisam eliminar gastos desnecessários. A alimentação é o único item que não pode ser poupado. Toda e qualquer outra despesa deverá ser adiada por conta das incertezas do cenário de crise econômica.

A pandemia trouxe grandes ensinamentos em relação a finanças pessoais. O home office, por exemplo, é uma realidade hoje, antes as pessoas resistiam. Dois outros aprendizados são quanto a utilização monetária virtual em grande escala e a transferência pelo Pix, que atualmente chega à casa de bilhões e com grande viabilidade de crescimento.

A área de finanças ainda tem grande expressão tanto no mundo empresarial como no cotidiano das pessoas. Ter conhecimento adequado da sua gestão financeira é ter controle sobre a sua renda, o que facilita o indivíduo a planejar seu dia a dia com mais garantia de honrar seus compromissos financeiros.


Fonte: Antônio Carlos Lima - coordenador de CST em Gestão Financeira do Centro Universitário Braz Cubas.