Comidas típicas para provar no Alentejo




A gastronomia do Alentejo é uma das mais autênticas e deliciosas de Portugal. Os pratos alentejanos são conhecidos pela simplicidade e variedade de ingredientes que são produzidos na própria região. Além de se comer muito bem, ainda é possível provar diferentes iguarias em cada destino visitado, preparadas com ingredientes locais e a partir do conhecimento e tradição passados de geração em geração. Veja cinco comidas típicas para provar no Alentejo.

Migas:

As migas são um prato típico da culinária alentejana, consumido especialmente no inverno por ser altamente calórico. Apesar de variadas versões, o pão caseiro e duro é o ingrediente principal deste prato que pode ser misturado com carne de porco, bacalhau etc. É possível experimentar as migas em praticamente todas as cidades do Alentejo.


Açorda de bacalhau:

A açorda é um prato típico da região do Alentejo, que pode ser preparado de diversas formas. Sua base pode ser de vegetais, porco, frango, peixes etc. No entanto, a açorda de bacalhau é uma das preferidas e a mais comum de se encontrar nos restaurantes alentejanos. A açorda é similar a uma sopa e a sua receita leva, além do bacalhau, pão rústico e muitos temperos e condimentos, como o poejo e o coentro que adicionam uma camada extra de sabor a esta tradicional iguaria alentejana.

Porco preto:

Sem dúvida, os alentejanos são especialistas no preparo de uma boa carne de porco. O porco preto do Alentejo é cozido lentamente, tem um sabor bem tenro e textura deliciosa. É uma carne muito saborosa e suculenta e quando harmonizada com um bom vinho tinto alentejano, torna-se uma refeição que você jamais se esquecerá.


Cozido de grão:

Um prato muito tradicional e completo da culinária portuguesa. No Alentejo, ele é preparado com variados tipos de carne: cordeiro, borrego, porco e os tradicionais “enchidos” da região, além de vegetais e um toque de hortelã, que confere frescor e sabor singular. Em Vila Viçosa, o cozido de grão é tão tradicional que tem uma semana inteira dedicada à iguaria no mês de setembro, durante o festival gastronômico “Vila Viçosa à Mesa”.


Sericaia:

Este doce português é típico da região do Alentejo e traz em seu sabor a tradicional doçaria conventual, feita com ovos, açúcar e canela, tudo em abundância. A sericaia é assada no forno e servida com ameixas locais. Embora não se saiba ao certo a sua origem, muitos acreditam que ele possa ter vindo da Índia. No entanto, foram as freiras dos conventos de Elvas e Vila Viçosa que aperfeiçoaram a técnica e transformaram o doce em uma verdadeira iguaria alentejana.



- Sobre o Alentejo:

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. 

Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros.


Fonte: Lisia Minelli