Brasil é segundo lugar em acidentes de trabalho




Apesar dos progressos recentes, ainda há muito a ser feito quando o assunto é tornar os locais de trabalho ambientes mais seguros. Afinal, é muito comum trabalhadores dos setores de petróleo e gás, construção civil, mineração, manufatura, transporte e outros exercerem suas atividades em altura, espaços confinados, operando máquinas e veículos perigosos, ou em contato com produtos químicos insalubres, fatores que os colocam o tempo todo em situação de risco para acidentes.

O Brasil, por exemplo, entre os países do G20, ficou em segundo lugar, atrás apenas do México, quando o assunto é acidente ou doença laboral. Chama atenção que, por aqui, entre os anos de 2012 e 2020, a cada 15 segundos, foi registrada a morte de pelo menos um trabalhador, expondo uma taxa de 6 mortes para cada 100 mil empregos formais e uma perda acumulada de 469 milhões de dias de trabalho, conforme levantamento do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). 

Seguindo seu propósito de proteger e salvar vidas, e mantendo a tradição de participação na feira, a MSA do Brasil participou da FISP 2022 – Feira Internacional de Segurança e Proteção com um estande especial para apresentação de seus produtos em detecção de gases, proteção contra queda, soluções integradas em proteção à cabeça, facial e auditiva, e equipamentos autônomos. 

Além disso, a empresa marcou sua presença no SENABOM, onde focou em seu portfólio de soluções para bombeiros, e esteve em um espaço especial no estande da ANIMASEG dedicado à inovação. Passaram pelo local cerca de 50 mil visitantes, entre bombeiros, cipeiros, compradores, integradores, inspetores de riscos, socorristas e empresários que têm em mente que a segurança deve estar em primeiro lugar.

Para a edição da FISP 2022, a MSA trouxe o conceito de ‘One MSA’ para seu estande, reforçando que segurança é seu propósito, missão e paixão. "Para este ano, foi preparada uma experiência de scape room, criada em parceria com a Escape 60, onde os participantes foram convidados a desvendar um mistério por meio de pistas espalhadas no ambiente e tentar escapar da sala, em uma atividade inédita e imersiva, onde o objetivo foi fazer com que os mineradores de Gard conseguissem escapar do planeta em segurança! A atividade funcionou por fila de espera e foi totalmente gratuita.


Fonte: Paula Nadjaria - especialista em Comunicação de Marketing da MSA LATAM.