Quatro dicas para evitar os golpes via PIX

               


O PIX está comemorando dois anos esse mês. Trata-se de uma ferramenta que acelerou muito a digitalização de pagamentos, além de abrir uma oportunidade para novos golpes.

Para que as pessoas possam se proteger e evitar qualquer problema, separei quatro dicas simples para usar o Pix de maneira mais segura.

- Nunca tenha as suas senhas anotadas

Se o seu celular for roubado, mesmo que você utilize biometria, ele poderá ser desativado e o aplicativo do banco acessado por senha. Os ladrões irão vasculhar notas e e-mails, em busca de arquivos com senhas anotadas.

- Não aceite o comprovante do Pix, confira sua conta

Se você vende alguma coisa, e recebe via PIX, nunca aceite apenas o comprovante para liberar a venda, sempre confira a sua conta antes de fazer a liberação. Transferências via PIX são instantâneas e é muito fácil falsificar um comprovante de pagamento, por isso sempre verifique o seu extrato para garantir que o dinheiro realmente foi creditado.

- Evite criar chaves por todo lugar 

Muitas Fintech, carteiras digitais e aplicativos de fidelidade te permitem criar chaves Pix, porém você deixa de usar o aplicativo, mas não remove a chave PIX deixando seus dados vulneráveis. Por isso tenha chaves PIX apenas nas instituições que você mantém um relacionamento frequente.

- Prefira usar chaves aleatórias

Em um eventual vazamento de dados, como o ocorrido no último mês e reportado pelo banco central, as chaves PIX podem ser usadas como meio para conseguir mais dados do usuário para aplicação de golpes. Para dificultar a vida dos golpistas e tornar seus dados mais seguros, sempre prefira utilizar chaves PIX aleatórias ao invés do seu CPF ou celular.


Fonte: Rafael Franco - empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos e graduado em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software.