Profissionais mais procurados pelas empresas de turismo na rota da inovação



A indústria turística é um dos setores mais resilientes e um dos principais geradores de emprego. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a previsão é que o setor, nos próximo dez anos, gere 5,5 milhões de novos empregos na América Latina, sendo os perfis digitais os que terão maior demanda. 

As posições mais demandadas pelas companhias que atuam no setor de turismo. Confira:

Programadores: são aqueles que se dedicam ao desenvolvimento de software utilizando linguagens de programação. Para o setor de turismo isso é fundamental, pois esse tipo de perfil ajuda a inovar e a criar soluções tecnológicas para enriquecer e melhorar a experiência do viajante. Por exemplo, comprar todos os produtos turísticos que uma pessoa precisa em uma única plataforma.

Designers de experiência do usuário (UX): profissional responsável por cuidar da experiência do usuário, desde o design até a implementação de estratégias, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos usuários em potencial, focado principalmente em três aspectos: usabilidade, acessibilidade e interação. Este trabalho é essencial para entender a percepção, necessidades, hábitos e crenças dos viajantes e criar, a partir disso, experiências diferenciadas e personalizadas.

Analista de dados: é responsável por estudar e interpretar os dados para convertê-los em informações relevantes para a tomada de decisões. No turismo, é de grande utilidade para compreender padrões de comportamento dos viajantes e oferecer-lhes propostas adaptadas aos seus interesses.

Especialista em Estratégia Comercial: responsável por analisar o mercado e desenhar estratégias direcionadas para atingir os objetivos organizacionais. Deve ser um profissional criativo, resiliente e de grande proatividade.

De acordo com o estudo "O futuro do trabalho no turismo e o desenvolvimento de competências", desenvolvido pela Organização Mundial do Turismo, sete em cada 10 trabalhadores e estudantes do setor do turismo seguirão trabalhando na área nos próximos cinco anos. Da mesma forma, foco no cliente, criatividade e inovação serão as habilidades mais relevantes para os trabalhadores do turismo nos próximos anos.

Um dos principais desafios do turismo é encontrar os melhores talentos que ajudem a resolver os problemas complexos dessa área que ainda precisam ser enfrentados, agregando valor a um dos setores mais importantes para a economia nacional. Por isso, acreditamos que é fundamental promover o talento, que é o nosso principal ativo. Trabalhamos constantemente para fomentar o desenvolvimento, a aprendizagem e o crescimento de todas as nossas equipes.


Fonte: Camila Russo - diretora de Recursos Humanos da Decolar.